Mutirão nos Bairros leva serviços para a população de Itaquera

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) participou no sábado, 11, do Mutirão nos Bairros, promovido pela Prefeitura de São Paulo em Itaquera. A iniciativa levou serviços de zeladoria – como pintura de guias, limpeza de galerias, operação tapa-buracos – e de outras secretarias municipais, entre elas a da Saúde, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cultura, Direitos da Pessoa com Deficiência e Subprefeituras.

A SMDHC levou a unidade móvel da Coordenação de Políticas LGBTI para orientações gerais, recebimento de denúncias de violência e discriminação. Em uma tenda compartilhada com a Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Coordenação de Políticas para Mulheres atendeu o público acolhendo denúncias de violência e orientou as mulheres sobre os seus direitos, incluindo esclarecimentos sobre a rede proteção à mulher. A titular da pasta, Berenice Giannella, acompanhou o prefeito Bruno Covas durante as atividades. As coordenações da SMDHC de Promoção de Igualdade Racial, o Departamento de Educação em Direitos Humanos e a Ouvidoria de Direitos Humanos também estiveram presentes.

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu vacinas contra a febre amarela e vírus influenza e atendimentos básicos como aferição de pressão, além de orientações sobre a prevenção a arboviroses (dengue, zika, ckikungunya e febre amarela), cuidados de saúde e alimentação saudável.

Como parte de programa de regularização de títulos imobiliários, a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP) entregou 700 termos de quitação para famílias dos conjuntos habitacionais Itaquera, José Bonifácio e Padre Manoel de Paiva.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) levou os serviços itinerantes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.

Ações para pessoas com deficiência como o Programa Cultura Inclusiva (programações culturais e acessíveis), Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, Central de Intermediação de Libras (CIL), assim como Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência foram realizadas pelos representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Os profissionais também orientaram os presentes a respeito do Bilhete Único Especial e outras demandas.

A Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho atendeu pessoas que se encontravam desempregadas para preenchimento de cadastro de vagas de trabalho e orientações para interessados em desenvolver atividades como microempresários, pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (AdeSampa).

No Mutirão de Itaquera, a Secretaria Municipal de Cultura distribuiu livros com clássicos da literatura infanto-juvenil, como parte do projeto Coleção de Mão em Mão, que pede ao leitor que passe a obra adiante quando terminada a leitura.

A agência móvel da Sabesp ofereceu serviços de retirada de segunda via da conta de água e solicitação de parcelamento de dívidas. O posto também disponibilizou bebedouros durante o evento e distribuiu folhetos com informações sobre uso consciente da água, limpeza da caixa d'água e divulgação do aplicativo da Sabesp. Os moradores de Itaquera também puderam usufruir de serviços como corte de cabelo masculino, maquiagem para mulheres e massagem.