Capela do Socorro recebe edição de Mutirão nos Bairros

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania marcou presença na oitava edição do Mutirão nos Bairros, em Capela do Socorro, no sábado, 25). A iniciativa da Prefeitura levou aos munícipes serviços das secretarias municipais e de zeladoria, como corte de grama, poda e plantio de árvores, operação tapa-buraco e limpeza manual de córregos e bocas de lobo.

O Mutirão nos Bairros é coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Municipal de Relações Sociais. Seu objetivo é levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, assim como promover ações de zeladoria.

Durante o evento, o prefeito Bruno Covas assinou, na tenda da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB), o autorizo para a construção de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) na rua Júlio Gadda, no Grajaú. O imóvel será edificado em um terreno de 8.490 m² e, quando concluído, terá 3.200 m² de área construída.

Acompanhe os serviços prestados

Saúde
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde farão aferição de pressão, vacinação contra febre amarela, distribuirão de preservativos e promoverão ações de educação em saúde bucal, além de sessões de auriculoterapia (uma espécie de acupuntura). Haverá, ainda, o Conversa de Boteco, com orientações sobre saúde masculina, com o objetivo de estimular a prevenção e o autocuidado dos homens.
Marival Almeida aproveitou a oportunidade para tomar a vacina contra a gripe e verificar a pressão. "Nem moro aqui perto, mas vim resolver uns assuntos, vi o movimento, fiquei curioso e achei uma boa oportunidade para tomar a vacina", contou ele.

Trabalho e empreendedorismo
Quem estava em busca de um emprego pode se candidatar às vagas disponíveis em empresas privadas na tenda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) também participou do mutirão, oferecendo a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. Para a primeira via é preciso apresentar RG, CPF e uma foto 3x4, já para conseguir a segunda via do documento, a pessoa deverá apresentar boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho.

Foi o que fez Jonaldo Alves. Desempregado há cinco anos e vivendo apenas de "bicos", realizou o cadastro no CATe e ficou com mais esperança de conseguir um trabalho fixo. "Foi uma boa oportunidade", falou.
Para quem já tem uma empresa ou quer abrir seu negócio, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) disponibilizou informações sobre como se formalizar e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Equipes da Secretaria da Pessoa com Deficiência daram Orientações sobre Bilhete Único Especial e outras demandas serão executadas Foram realizadas ações para esse público como Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência, Programa Cultura Inclusiva (atividades culturais acessíveis) e Central de Intermediação de Libras (CIL).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) esteve presente na ação por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. As famílias em situação de vulnerabilidade social puderam fazer o cadastramento no CadÚnico com os representantes da SMADS.

Direitos Humanos
Representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania fizeram encaminhamentos para equipamentos da rede de atendimento, promoção de Igualdade Racial (orientações e recebimento de denúncia de violência e discriminação contra a população negra) e receberam denúncias de violência contra mulheres. Durante a ação teve distribuição do Estatuto do Idoso e foram dadas orientações sobre os direitos das pessoas nessa faixa etária.
Uma Unidade Móvel LGBTI informou a população de Capela do Socorro sobre os serviços e programas que oferece com orientações sobre como agir em caso de recebimento de denúncias de violência e discriminação.

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu a Feira de Troca de Livros, com 1.500 exemplares para adultos e crianças renovarem seus acervos pessoais. Teve ainda cama elástica e oficina de pintura de rosto para os pequenos se divertirem.
COHAB

A COHAB fez a entrega de termos de quitação. Para esclarecer dúvidas, agendar atendimento na central e conhecer os programas Não seja enganado, Conviva Bem e Desplugando contou com o atendimento da van Cohab na área. Ronaldo Gonçalves espera sua escritura há um bom tempo e hoje teve a chance de solicitar o documento perto de sua casa. "Maravilha. A Prefeitura está de parabéns", comemorou.

Uma agência móvel da Sabesp também participou do mutirão. Nela os clientes puderam solicitar parcelamento de dívidas, fazer pedidos de serviços e retirar segunda via da conta de água, entre outras ações. Bebedouros foram disponibilizados pela companhia. Houve distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e a divulgação do app Sabesp.