São Paulo sedia a III Assembleia da Rede Latinoamericana de Cidades Arco-íris

 

 

Foram quatro dias intensos de muito trabalho, trocas de experiências e confraternização entre representantes de dez importantes cidades da América Latina: São Paulo, Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México, Medellín, Montevidéu, Queretaro, Quilicura, Quito e Rosário. Em pauta, políticas públicas em prol das pessoas LGBTI.

A secretária-geral da RLCA (Rede Latinoamericana de Cidades Arco-íris) e membro também da Cidade do México, Adriana Aguillera Marquina, agradeceu à cidade de São Paulo por receber o evento e destacou “a importância de se fazer projetos em conjunto na luta contra a discriminação”. O secretário de Relações Internacionais, Luiz Álvaro, ponderou serem fundamentais as discussões a respeito da diversidade no município. “A diversidade é a marca e a riqueza de São Paulo. Esse tipo de debate contribui para se ter uma cidade mais bonita e feliz”.

Já a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, disse ser um prazer receber os representantes dos países participantes da RLCA e que São Paulo é pioneira em ter políticas públicas para LGBTIs. “Cada segmento merece ter um cuidado especial da Prefeitura. A cidade de São Paulo está na vanguarda em relação às políticas LGBTI”, comentou.

RLCA

A Rede Latinoamericana de Cidades Arco-íris propõe um sistema regional comum para o intercâmbio de experiências, políticas e programas entre as grandes metrópoles, de modo a contribuir para o equilíbrio das decisões adotadas, análises e apoio a políticas públicas para o setor.

Além disso, a RLCA cultiva a constituição conjunta de planos mais amplos de direitos para pessoas LGBTI no nível local e trabalha para se consolidar enquanto referência. As Assembléias são realizadas anualmente em uma cidade da rede, tem como objetivo apresentar os trabalhos feitos pelas cidades-membro, incluindo projetos, leis e decretos para a comunidade LGBTI. Na Prefeitura de São Paulo, o ponto focal é a Coordenação LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que articulou o evento deste ano.

Programação

20/06

As delegações se hospedaram para os trabalhos no Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, na quinta-feira pela manhã. A abertura oficial da Assembleia foi no começo da tarde e em seguida foram iniciados as atividades do dia. Na sequência, os participantes saíram com destino à Praça da República para visitar a Feira da Diversidade. No retorno, foram reiniciadas as discussões. À noite houve um jantar no Castro Burger (hamburgueria da diversidade).

21/06

O início dos trabalhos foi logo cedo na Sala Ipê Amarelo. O dia todo foi de muita troca de conhecimento. À noite, os participantes da RLCA tiveram uma atividade cultural, com a apresentação da performista Renata Peron com a Camerata do Teatro Municipal, na Praça das Artes.

22/06

O período matutino do sábado foi exclusivo para mais exposições de políticas públicas e ideias para as pessoas LGBTI. Logo depois do almoço, houve visitas ao Centro de Cidadania Luiz Carlos Ruas, ao Museu da Diversidade e à Casa Florescer. Na sequência houve continuidade dos trabalhos e à noite as delegações puderam acompanhar a apresentação do Coral da Câmara de Comércio e Turismo LGBT no Brasil.

23/06

O último dia do encontro ficou a cargo de muita diversão e descontração na maior Parada LGBT do mundo, na Avenida Paulista.