Dia do Orgulho LGBT

 

 

 

Hoje (28/06) é o Dia do Orgulho LGBT. A data marca um importante episódio para a comunidade LGBT. Na cidade de Nova Iorque em 1969 em um bar LGBT chamado Stonewall Inn, pessoas que frequentavam o espaço, eram perseguidas pela polícia por conta da sua orientação sexual e identidade de gênero.

A polícia queria coibir essas pessoas que se expressassem e vivenciassem sua sexualidade. Mas neste dia 28, a comunidade LGBT cansada das frequentes batidas policias e das humilhações sofridas diante destas perseguições, resolveu fazer um levante que durou duas noites seguidas. Esta revolta ficou conhecida como Revolta de Stonewall Inn.

É importante lembrar deste marco histórico como um reconhecimento da população LGBTI e de suas lutas por uma sociedade mais justa, na qual todas as pessoas possam conviver respeitando as diferenças.

Você deve ter orgulho por ser quem você é, não importa quais são os padrões da sociedade. Você deve ser respeitado(a) sempre e em qualquer situação, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual.

A cidade de São Paulo é uma cidade que apoia a diversidade sexual e de gênero. Para que possamos continuar avançando em políticas públicas é necessário combatermos todo tipo de preconceito. Os Centros de Cidadania LGBTI têm papel fundamental no acolhimento de pessoas LGBT vítimas de violência, pois contam com assistente social, advogado e psicólogo. A cidade também oferece serviço especializado para acolhida de mulheres trans em situação de rua na Casa Florescer e historicamente apoia a maior Parada do Orgulho LGBT+ do Mundo.