Cedesp Dom Bosco forma turma de 1.800 alunos de cursos profissionalizantes

 

O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (Cedesp) mantido pela Comunidade Educativa da Obra Social Dom Bosco entregou nesta quinta-feira (11) parte dos certificados de conclusão de cursos profissionalizantes para a sua 69ª turma de formandos.

A entrega de certificados foi iniciada no dia anterior e prossegue até o dia 16 de julho. No total são 1.862 pessoas que se formaram no primeiro semestre deste ano. Participaram da cerimônia, o prefeito Bruno Covas e a secretária municipal de Desenvolvimento e Assistencial Social, Berenice Giannella, que acumula a pasta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Bruno Covas entregou ao padre Rosalvino Morán Viñayo, conhecido pelas obras sociais que lidera na Zona Leste, uma cópia do edital de chamamento público para renovar os convênios dos 32 convênios da municipalidade com os Cedesps, mantidos por organizações da sociedade civil, em várias localidades de São Paulo. Segundo ele, o município investe R$ 100 milhões ao ano em programas de capacitação profissional. “Queremos ter a garantia de que esse dinheiro seja bem empregado”. O prefeito citou o Cedesp Dom Bosco como exemplo de programa bem sucedido.

Berenice Giannella desejou parabéns aos formandos e disse que a última vez que visitou as instalações da Obra Social Dom Bosco foi na condição de presidente de Fundação Casa. “Quero deixar como mensagem o meu agradecimento em nome das secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social (SMADS) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)”, disse.

Os participantes receberam na quinta-feira certificados de conclusão dos cursos de mecânico de automóveis leves, programador de web, mecânico de usinagem convencional, operador de máquinas de usinagem convencional, operador de torno, desenhista mecânico, operador de computador, aderecista, recreador, agente de desenvolvimento socioambiental, agente de produção e cuidador de pessoa idosa.

Cedesp Dom Bosco
Ao todo o Cedesp Dom Bosco oferece 41 cursos profissionalizantes e a cada semestre são oferecidas 1.880 vagas. Os beneficiados são pessoas de 15 a 59 anos de idade, em diferentes graus de vulnerabilidade e risco social, entre elas, a população em situação de rua e pessoas de famílias inscritas em programas de complementação de renda.

Desde a sua fundação em 22 de agosto de 1993, o Cedesp já formou 40.610 pessoas. São 8 unidades, a última delas inaugurada em janeiro de 2015. As instalações incluem três prédios, sendo dois de três andares, além de outro espaço com ginásio e salão, com área de convívio e alimentação, e oficinas.

Os cursos são mantidos em parceria pontuais com empresas e instituições para aquisição de máquinas e equipamentos, entre estas e a mais recente com o Ministério de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), que financiou a montagem de laboratórios de automação e melhorias no laboratório de usinagem, no valor de R$ 3 milhões. Um dos prédios foi construído com recursos da Alemanha e da Suíça.