Cidade Tiradentes recebe a 15ª edição do Mutirão nos Bairros

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) se fez presente no sábado (13) à 15ª edição do Mutirão nos Bairros, promovida pela Prefeitura de São Paulo, em Cidade Tiradentes. Serviços e orientações a imigrantes, população negra e LGBTI, e acolhimento de denúncias sobre violações de direitos humanos, foram alguns dos serviços prestados pelas coordenações de Promoção da Igualdade Racial, Política para Imigrantes e Trabalho Decente e pela Ouvidoria da pasta.

A Prefeitura, secretarias municipais, subprefeitura e demais órgãos públicos chegaram a prestar 9.838 atendimentos. Foram instaladas 28 tendas na região da Avenida dos Metalúrgicos, das quais 17 eram da Secretaria da Saúde, com serviços que iam da vacinação de pessoas para prevenção da gripe, febre amarela e sarampo ao acesso de terapias alternativas.

Uma grande fila se formou para os serviços de intermediação de emprego e de inscrição ao programa Micro Empreendedor Individual (MEI), prestados pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CAT), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

O que é o Mutirão
O Mutirão nos Bairros é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Sociais. O projeto teve início em abril deste ano e é realizado semanalmente em diferentes bairros de São Paulo. O objetivo é levar à população dos bairros mais distantes os serviços prestados pelas secretarias municipais e atividades de zeladoria.

Em Cidade Tiradentes, na Zona Leste, da capital, além do atendimento das secretarias municipais, houve serviços prestados nas tendas por órgãos como a Defesa Civil, CATe, AdeSampa, COHAB-SP, CRAS e CRAI. A ação incluiu serviços como pintura de guias e reparos em calçadas, praças e mobiliário urbano.
]
Outro serviço da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a Unidade Móvel LGBTI prestou atendimento à população com orientações e informações sobre os Centros de Cidadania LGBTI.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania dividiu uma tenda com a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência. Foram distribuídos folhetos e outros materiais impressos de divulgação dos serviços das duas pastas, ao mesmo tempo em servidores públicos atendiam a população.

O secretário da Casa Civil, João Jorge, representou o prefeito Bruno Covas, Também estavam no mutirão os secretários municipais Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), e Aline Cardoso (Desenvolvimento Econômico e Trabalho). A SMDHC foi representada pela secretária executiva adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues.