Mutirão nos Bairros leva serviços e cultura para a população da Vila Maria

 

A população da região da Vila Maria foi beneficiada com o projeto Mutirão nos Bairros, que leva todos os sábados para a periferia do município de São Paulo diversos tipos de serviços. Foram realizados mais de 7 mil atendimentos na ocasião.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) se fez presente mais uma vez levando as iniciativas das coordenações de Promoção da Igualdade Racial, Políticas para Mulheres e Ouvidoria de Direitos Humanos.

Quem foi à tenda de atendimento compartilhada com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) recebeu orientações sobre como recorrer à Rede de Proteção à Mulheres Vítimas de Violência, como os Centros de Referência (CRM) e Centros de Cidadania da Mulher (CCM); Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial para atendimento e orientação da comunidade negra em casos de racismo e os canais de acolhimento de denúncias de violação dos direitos humanos, no centro da cidade, postos do Descomplica e telefones do Portal 156, Ligue 180 e Disque 100.

Essa foi a 16ª edição do Mutirão no Bairros. Além de serviços de secretarias municipais, empresas e órgãos públicos como Sabesp e Cohab, também foram feitos trabalhos como pintura de guias e postes, capinação, varrição, limpeza mecanizada, reforma das bocas de lobo, varrição e operação tapa buraco.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofereceu aproximadamente 600 vagas de trabalho, a maioria na Zona Norte. Outra grande procura foi dos serviços de emissão da primeira via da carteira de trabalho e orientações sobre como aderir ao MEI – Microempreendedor Individual.

Houve vacinação contra o sarampo e febre amarela levada pela Secretaria Municipal de Saúde, aferição de pressão arterial e glicemia e outros tipos de serviços. Participaram ainda as secretarias municipais de Inovação e Tecnologia (SMIT), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Cultura (SMC).

Na área de entretenimento, a Subprefeitura da Vila Maria levou a Escola de Samba Unidos da Vila Maria, dupla sertaneja e grupos de música gospel para animar o mutirão. Uma feira de livros também estava à disposição dos frequentadores.