Transcidadania entrega kits profissionais para participantes de curso

 

O Programa Transcidadania fará a entrega, no dia 29, segunda-feira, de 20 kits profissionais para participantes do curso de beleza ministrado nos Centros de Cidadania LGBTI, mantidos pela Coordenação de Políticas LGBTI e organizações parceiras.

O Sebrae, parceiro da iniciativa, promoveu uma oficina sobre formalização de empresas e vai entregar na ocasião um certificado às participantes. A cerimônia vai ser no Auditório do Sebrae, na rua 24 de Maio, 32 – Centro, às 10h, com a participação da Drag Queen Tchaka, como cerimonialista.

O Transcidadania tem como proposta fortalecer as atividades de colocação profissional, reintegração social e resgate da cidadania para mulheres transexuais, homens trans e travestis. Ele oferta condições de autonomia financeira, por meio da transferência de renda condicionada à execução de atividades relacionadas à conclusão da escolaridade básica, preparação para o mundo do trabalho e formação profissional e cidadã.

Paula Rocha, bolsista do Transcidadania e que já participou de outras ações do Programa, agradece: “Eu sou muito grata pelo Transcidadania, tem me ajudado muito. Esse kit significa uma melhora no desempenho da minha função, com ele vou conseguir ter minha renda extra e me organizar muito melhor na minha profissão e em projetos futuros.”

Os kits foram adquiridos com recursos de uma emenda parlamentar aprovada pela então vereadora e atual deputada federal Sâmia Bonfim. Eles irão facilitar o início do trabalho das participantes quando elas concluírem o programa Transcidadania. Confira o conteúdo:

• Mala de alumínio para profissional de maquiagem com rodas;
• Chapinha;
• Máquina de cortar cabelo;
• Secador de cabelo;
• Tesouras profissionais;
• Materiais para sobrancelha;
• Capa de nylon;
• Escovas profissionais térmicas;
• Kit tintura (bacia, escova, pente, ferramenta de matiz e touca para mechas);
• Kit de maquiagem (paleta de sombras e de corretivo, lápis para sobrancelhas e para olho, máscara de cílios, paleta de blush facial, 4 tons de batom, encurvador de cílios, rímel para cílios, estojo com 12 pincéis, pó compacto em 3 cores, base líquida em 3 cores e esponjas de aplicação de maquiagem.

“Anos atrás as atividades de beleza não eram regulamentadas como atividades profissionais, então, agora que são, nunca foi tão necessário conscientizar essas alunas sobre a importância de se formalizar. Trabalhar de acordo com a legislação é sinônimo de crescimento profissional e garantia de direitos”, explica Paulo Henrique de Oliveira, gestor do Programa de Beleza do escritório centro do Sebrae.

Histórico do Programa Transcidadania
O Programa Transcidadania foi iniciado como POT – Programa Operação Trabalho LGBT em 2008. Mulheres transexuais e homens trans assistidos recebem atualmente R$ 1001,70 de auxílio mensal durante a participação das atividades nos quatro Centros de Cidadania LGBTI, vinculados à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Outro objetivo do Transcidadania é o aperfeiçoamento institucional, no que tange à preparação de serviços e equipamentos públicos para atendimento qualificado e humanizado. Cada beneficiária (o) recebe acompanhamento psicológico, jurídico, social e pedagógico durante os dois anos de permanência no programa.

O projeto é realizado por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).

Inscrição
Os interessados em participar do programa devem ir a um Centro de Cidadania LGBTI para se inscrever (confira os endereços), com comprovante de residência, CPF, RG e Carteira de Trabalho e Previdência Social em mãos.

Além disso, os participantes devem ter mais de 18 anos; residir na cidade de São Paulo; estar desempregado há mais de quatro meses e não receber outros benefícios (seg. desemprego, FGTS, etc.) ou não ter acumulado, nos últimos 18 (dezoito) meses, mais de 3 (três) meses de registro, consecutivos ou não, na referida carteira profissional e ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família.