Alunos da USP concluem disciplina sobre relações internacionais e direitos humanos

 

Como parte de um acordo de cooperação entre o município, representado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), e Instituto de Relações Internacionais da USP, foi concluída na última terça-feira a disciplina “Questões de Relações Internacionais e Direitos Humanos”, com a apresentação de trabalhos de conclusão e entrega de certificado de participação aos alunos.

A disciplina foi uma optativa livre oferecida pelo Instituto de Relações Internacionais e aberta a todas as faculdades da USP. Contou com a participação, na qualidade de palestrantes, de representantes das diversas coordenações da SMDHC, com o objetivo de trocar experiências de desenvolvimento intelectual e experimentação da realidade da administração direta da Cidade de São Paulo.

Participaram aproximadamente 70 alunos do curso de bacharelado. A disciplina foi dada no período de férias, durante uma semana, entre os dias 15 e 23 de julho, e atraiu a atenção também de estudantes de outros cursos da USP, entre os quais, das faculdades de Filosofia, Direito e Economia.

O calendário de aula incluiu os seguintes temas e palestrantes:
15/07 – CPDDH + Assessoria Internacional: Vitória Teixeira e Phillipe Gama
16/07 – Direitos das Crianças e Adolescentes + Políticas de Igualdade Racial: Ana Maria da Silva, Elisa Lucas, Thiago Arruda e Daniel Almeida 
17/07 – Direitos da Juventude + Direito das Mulheres: Ramirez Augusto Lopes Tosta e Fernanda Gonçalves Coimbra da Silva
18/07 – Direitos da População em Situação de Rua + Direitos da População Imigrante: Juliana Quarenta e Tomás Andreetta
19/07 – Direitos da Pessoa Idosa + Direitos das Pessoas LGBTI: Sandra Gomes, Otto Stenke e Abigail Santos
22/07 – Análise dos Projetos
23/07 – Apresentação dos Trabalhos Finais