Mutirão nos Bairros amplia serviços da Prefeitura à população de Perus

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) participou no sábado (27) do programa Mutirão nos Bairros, em Perus, zona Norte.

Equipes das coordenações de Promoção da Igualdade Racial, Política para Mulheres, Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, e da Ouvidoria de Direitos Humanos atenderam a população e distribuíram materiais sobre direitos, legislação e medidas de proteção contra o racismo e mulheres vítimas da violência.

O CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes também esteve no local. Localizado na rua Major Diogo, 834, no Bairro da Bela Vista, o equipamento especializado da SMDHC faz parte da rede de atendimento ao imigrante e tem se feito presente aos mutirões como forma de ampliar os seus serviços. O objetivo é promover o acesso a direitos e inclusão social, cultural e econômica das pessoas migrantes no município.

A secretária Berenice Giannella acompanhou o prefeito Bruno Covas na visita às várias tendas instaladas na Praça do Samba. Diversas secretarias se fizeram presentes para levar os seus serviços à população da região. Estavam lá as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Saúde, Pessoa com Deficiência, Habitação, Inovação e Tecnologia e Cultura, além da Sabesp e Cohab.

De acordo com levantamento da Prefeitura, foram ofertadas mais de 400 vagas de emprego e realizados 5.427 atendimentos. A atividade incluiu iniciativas de zeladoria como capinação e plantio de mudas, operações Cata Bagulho e Tapa Buraco.

O programa Mutirão nos Bairros é uma ação da Secretaria Especial de Relações Sociais. O Objetivo é levar os serviços existentes nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, além de promover ações de zeladoria na região. As edições do programa são semanais e acontecem todos os sábados em um ponto diferente da cidade.