SMDHC promove programação dirigida a jovens na semana do Dia Internacional da Juventude

 

Cultura, inovação, conhecimento, informação e geração de renda fazem parte da programação da Semana da Juventude promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para a Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em comemoração ao 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude.

A programação desenvolvida de 10 a 18 de agosto, em mais de 40 pontos em todas as cinco regiões (Centro, Norte, Sul, Leste e Oeste) da cidade, conta com diversos parceiros e show de encerramento do rapper Rashid.

As parcerias envolvem as secretarias municipais de Inovação e Tecnologia (SMIT), Saúde (SMS), Cultura (SMC), Educação (SME), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Esportes (SEME) além de instituições como McDonald’s, Senac, USP, Anhembi Morumbi, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unas, Camp Caxingui, Etec, Ambev, Pinacoteca, Rede Despertar Sonhos, Projeto Capacita-ME!, entre outros.

Na cerimônia de abertura, com a presença da secretária de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) Berenice Giannella, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, participa de uma roda de conversa para contar a sua experiência de político jovem. Antes de ser eleito vice-prefeito e assumir a Prefeitura no lugar do atual governador João Dória, Covas foi deputado estadual, secretário estadual do Meio Ambiente, presidente da Juventude de seu partido político até 2011 e deputado federal.

Giannella e Covas falam sobre a importância e diversidade da programação, que tem o intuito de facilitar o acesso dos jovens à formação profissional e ao mercado de trabalho, aproximá-los de esportes e cultura, geração de renda, formação educacional e cidadã e ampliação do acesso à cidade.

A Semana segue dois eixos de atuação: um com programações nos moldes de “feirões”, e outro, com a articulação de equipamentos e programações culturais, esportivas e tecnológicas. Haverá painéis de geração de renda e habilidades e competências, rodas de conversa e palestras sobre juventude, emprego, saúde mental, DST/AIDS e consumo consciente de álcool, práticas integrativas e esportivas, eventos culturais e muito mais.

Os cinco principais eventos, nos dias 12, 13, 14, 15/08, ocorrerão das 10 às 16h, com uma programação bastante diversificada, incluindo atrações como estandes de empresas, para cadastro de vagas, orientação de carreiras profissionais; de universidades e instituições de ensino; e do SENAC com informações sobre cursos, gestão de negócios, informática; rodas de conversa, shows, música, teatro, literatura e palestras sobre saúde e posto de vacinação de sarampo, entre outras. No dia 16/08, o horário é das 10h às 22h, com programação semelhante e show de encerramento do rapper Rashid, na Praça da Luz, no centro da cidade. Confira os locais:

12/08 – Zona Norte: CCJ - Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andradas
13/08 – Zona Sul: C.E. Joerg Bruder - Santo Amaro - Av. Padre José Maria, 555
14/08 - Zona Oeste: CEU Butantã - Av. Eng. Heitor Antônio Eiras García, 1870 - Jardim Esmeralda
15/08 - Zona Leste: Fábrica de Cultura de Sapopemba - R. Augustin Luberti, 300
16/08 - Centro: Estação da Luz

Membros das coordenações da SMDHC e nomes de referência que atuam com o público jovem serão convidados para as rodas de conversa da programação. O objetivo é sensibilizar a juventude sobre a importância da diversidade social e engajá-la. Dessa forma, a SMDHC aprimora a articulação e a gestão transversal das políticas de direitos humanos e participação social na cidade de São Paulo, considerada como missão básica da Secretaria.

Dia Internacional da Juventude
O 12 de Agosto - Dia Internacional da Juventude - foi criado em 1999 por meio da Resolução 54/120 da Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.

O objetivo da data é enfatizar a educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que eles têm de serem líderes e parceiros de projetos que buscam soluções para os problemas enfrentados pela juventude ao redor do mundo.
Pelo Estatuto da Juventude e em consonância com o Estatuto da Criança e Adolescente, é considerado jovem todo cidadão na faixa etária de15 a 29 anos.


Semana da Juventude
De 12 a 15/08, das 10h às 16h, e 16/08, das 10h às 22h
Abertura oficial: 12/08, às 11h - CCJ - Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andradas, Zona Norte
Confira a programação completa em: www.abre.ai/semanadajuventude2019