Casa Verde recebe serviços durante o Mutirão nos Bairros

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) levou para o Mutirão dos Bairros de Casa Verde os serviços de suas coordenações de Promoção da Igualdade Racial, Políticas para Mulheres e Políticas para LGBTI.

O Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial Parque Edu Chaves da Zona Norte – com orientações sobre direitos da população negra e demonstração do uso de turbantes na cultura africana - e a Unidade Móvel LGBTI – com a extensão dos atendimentos prestados pelos Centros de Cidadania LGBTI - também participaram da iniciativa que levou serviços de diferentes secretarias municipais e órgãos públicos.

No total, a Prefeitura de São Paulo realizou 7.700 atendimentos. Essa foi a 21ª edição do programa, realizada na Praça Engenheiro Guilherme Henrique Pinto Coelho e na Avenida João dos Santos Abreu, na região da Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha, Zona Norte da capital.

Coordenado pela Secretaria Especial de Relações Sociais, o mutirão promove ações de zeladoria e leva os serviços ofertados pelas secretarias municipais para próximo da população que mais precisa.

Diferentes tipos de serviços foram ofertados. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) fez a pré-seleção para vagas de empregos, por meio das equipes do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), inclusive para pessoas com deficiência, e encaminhou os candidatos para processos seletivos que serão realizados nos próximos dias.

“Vim visitar uma amiga e aproveitei o mutirão para tentar um encaminhamento para algum processo seletivo. Acabei de concluir o ensino médio e, quem sabe, possa seguir com os estudos após conseguir um emprego”, destacou Marta Regina, enquanto aguardava o atendimento no CATe.

A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à SMDET, também levou uma equipe ao mutirão para orientar quem deseja se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Quem participou também recebeu orientações sobre os programas voltados ao desenvolvimento de negócios como o Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios, Mais Mulheres, entre outros.

Quem não estava com a caderneta de vacinação em dia pôde receber a vacina contra o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também promoveu sessões de auriculoterapia (acupuntura na orelha), testagens rápidas de HIV e sífilis, entre outras ações.

A Cohab-SP fez a entrega de termos de quitação para moradores dos conjuntos habitacionaisJardim Antártica, dos Ipês, das Camélias, das Orquídeas, Casa Verde e Irmãos Casemiro. A população também teve acesso aos serviços da van Cohab na Área para realizar agendamentos para a central da habitação, tirar dúvidas sobre cadastro, segunda via de boletos, transferências, ajustes e outras questões.

O Mutirão nos Bairros também contou com postos de atendimento das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Pessoa com Deficiência, Cultura, Inovação e Tecnologia, Esportes e Lazer, Subprefeituras e da Sabesp.

Durante o Mutirão também teve atrações para as crianças e atividades de cuidados de beleza, corte de cabelo e doação de livros.