Dia da Visibilidade Lésbica

 

 

Hoje, 29 de Agosto, é o Dia da Visibilidade Lésbica. A data ajuda a dar visibilidade à luta das mulheres dentro dos movimentos feministas e LGBT, trazendo o importante debate sobre as questões relacionadas à mulher lésbica na sociedade. É importante dar voz e reconhecer os direitos das mulheres lésbicas que também têm demandas por trabalho, educação, saúde e cidadania. Lésbicas teêm o direito de existir e amar sem que outros estabeleçam padrões sobre seus corpos e afetos que são frequentemente vítimas do machismo e da heteronormatividade social historicamente imposta.

Durante o mês de agosto foram realizadas ações nos Centros de Cidadania LGBTI com foco no estímulo ao debate, ao empoderamento e à visibilidade de mulheres lésbicas e bissexuais na cidade de São Paulo.

A Coordenação de Políticas para LGBTI, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio dos Centros de Cidadania LGBTI, está de portas abertas para colaborar com o movimento de mulheres lésbicas e bissexuais, não somente nesta data, mas ao longo do ano todo.


História

A primeira vez em que as lésbicas se reuniram exclusivamente para discutir suas pautas no Brasil foi em 1996, na ocasião do 1º Seminário Nacional de Lésbicas no Rio de Janeiro. A data para a Visibilidade Lésbica foi escolhida a partir desse encontro no dia 29 de agosto de 1996 e desde então elas se esforçam para serem vistas e valorizadas dentro da sociedade e de outros movimentos.