Integração do egresso do sistema prisional ao mercado de trabalho é tema de painel na 21ª edição da Conferência Ethos

 

A inclusão da pessoa egressa do sistema prisional e o desafio do retorno ao mercado de trabalho foi tema de um painel nesta quarta-feira à tarde (04/09), na 21ª edição da Conferência Ethos, realizada na Bienal do Ibirapuera.

O objetivo do painel foi promover o diálogo sobre a contratação de pessoas egressas do sistema prisional e que estão cumprindo penas alternativas, com a pergunta-chave “como as empresas podem vencer essa barreira e gerar oportunidades?”. Foram discutidos procedimentos que estimulem o setor privado, como incentivos e leis nos âmbitos municipal, estadual e federal e o desafio em ressocializar os presos, em grande parte sem julgamento e muitas vezes assediados pelo tráfico de drogas, além da importância em qualificar um ex-preso e ajudar na diminuição da violência na sociedade.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, destacou duas ações importantes da Prefeitura: os mutirões de emprego para pessoas mesmo sem qualificação profissional, organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, da SMDHC, que contempla empresas que trabalham com quem é egresso da prisão. Berenice falou ainda da responsabilidade social em ajudar quem está numa situação vulnerável e precisa de trabalho. “Chama a atenção que 20% da população em situação de rua seja composta por pessoas egressas do sistema prisional. É muito importante que elas consigam o emprego”, completou.

Além de Berenice Giannella, participaram do painel Priscila Pamela Santos, advogada criminalista e presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP; Galeno Amorim, presidente da Fundação Observatório do Livro e Leitura; Carlos Andrade, ex-coordenador de clube de leitura em presídio e estudante de direito pela Unaerp. A mediação foi feita por Scarlett Rodrigues, assistente de projetos de práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos.

21ª Conferência Ethos

Promovida pelo Instituto Ethos, a Conferência busca compartilhar soluções, tecnologias, práticas corporativas e políticas públicas que transformam a realidade econômica e social do país, que estimulam inovações nas cadeias produtivas e que promovem estratégias propositivas para a agenda da governança e implementação do desenvolvimento sustentável.

O Instituto Ethos é uma organização da sociedade civil de interesse público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade mais justa.