Evento no Centro Cultural São Paulo marca abertura do Festival Entretodos

 
Com temas variados do universo de direitos humanos, o Festival Entretodos abriu nesta terça-feira, 10, a sua 12° edição. A cerimônia, à noite, foi realizada no Centro Cultural São Paulo, com apresentação do grupo musical Clarianas.
Este ano, a mostra, já em exibição desde a segunda-feira, 9, bateu o recorde de 1048 curtas-metragens inscritos. A programação é gratuita e abrange mais de 40 pontos de exibição, até 14 de setembro. Confira em: www.entretodos.com.br/programação.

Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Spcine e a Estate Produções, o festival premia curtas nacionais e internacionais. Os temas específicos desta edição são: moradia, fronteiras, LGBTQI+, feminismo, desigualdades, gordofobia, violência, liberdade de expressão e inclusão social.
O festival acontece todos os anos desde 2007 para estimular a produção audiovisual educativa, que discute e provoca reflexões. Entre as exibições, estão programados debates, oficinas, shows musicais e outras atividades de fomento à educação.

Jadir Pires de Borba representou a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. “Promover a cultura dos Direitos Humanos é antes de tudo defender os direitos dos cidadãos e negá-los é desconsiderar a nossa própria existência”, afirmou ao lembrar que no momento há um grande questionamento e relativização dos valores humanistas.

Jorge Grispum, um dos curadores do festival, disse que a inserção do tema se deve à sugestão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania que propôs uma abordagem lúdica deste. “Hoje é uma espécie de celebração”, comentou.

A cineasta Laís Bodansky, presidente do Spcine, representou o secretário municipal da Cultura Ale Youssef. Ela ressaltou a importância do festival. “O Entretodos representa uma parceria muito feliz para a cidade. Que bom que São Paulo tem vocês, principalmente nesse momento de ataque à liberdade de pensamento e expressão”.

O Festival tem uma mostra competitiva com a seleção de 29 curtas. Os internautas podem votar nos seus filmes preferidos no site: https://entretodos.com.br/mostra-online. A entrega dos prêmios também será no Centro Cultural São Paulo, no dia 14 de setembro, às 19h30.