Pateo do Collegio recebe feira de empreendedorismo imigrante

 

 

A região central da cidade está recebendo hoje (26/09) e amanhã (27/09), das 10h às 19h, a 1ª Feira de Empreendedorismo Imigrante da Prefeitura de São Paulo. O evento é realizado no Pateo do Collegio e tem como objetivo incentivar a empregabilidade e a geração de renda do público imigrante por meio do empreendedorismo. Durante os dois dias de evento, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Direito Humanos e Cidadania oferecem aos imigrantes diversos serviços como orientações e formalização de negócios.

O evento conta com exposição e venda de produtos artesanais de participantes do “Mãos e Mentes Paulistanas”, programa que tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de artesãos, além de estimular a inclusão produtiva, acesso ao mercado e ao desenvolvimento econômico local.

As secretárias Aline Cardoso e Berenice Giannella anunciaram a portaria que institui o Grupo de Trabalho Municipal de Inclusão Econômica e Produtiva da População Imigrante - GTMigra, que visa promover a inclusão econômica e produtiva da população imigrante da cidade de São Paulo, por meio de políticas públicas de trabalho, emprego, renda e empreendedorismo.

“A pedido do prefeito Bruno Covas, estamos integrando as ações de duas Secretarias para realizar o apoio e o atendimento ao público imigrante e refugiado”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Nestes dois dias de evento, nossas equipes irão tirar dúvidas, auxiliar e poderão formalizar todos os imigrantes que desejam empreender de forma legal na capital” complementa.

A equipe técnica do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo faz a formalização dos empreendedores imigrantes como MEI - Microempreendedor Individual. Para se formalizar, o interessado deve apresentar CPF, documento de identificação (RG, CNH, RNE - Registro Nacional de Estrangeiros, RNM - Registro Nacional Migratório, protocolo com número provisório ou passaporte), comprovante de endereço e número do recibo da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (dois últimos anos).

A equipe técnica da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento - também está no local ofertando orientações sobre capacitação para o empreendedor.

O CRAI - Centro de Referência e Atendimento para Imigrante, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, marca presença no evento oferecendo orientação sobre regularização e acesso a direitos e serviços públicos. “A 1ª Feira de Empreendedorismo Imigrante representa o compromisso em aproximar a população imigrante das iniciativas da Prefeitura. Essa ação faz parte do crescente diálogo entre a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e a de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Formalizamos o GTMigra – Grupo de Trabalho Intersecretarial – que busca coordenar a implementação da Política Municipal para População Imigrante no tema de geração de emprego e renda. Esse GT também conta com a representação de conselheiros do Conselho Municipal de Imigrantes, visto que a participação social é fundamental em qualquer implementação de política”, disse a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella.

As atrações artísticas e musicais ficam por conta do Kollasuyu Maya, de tradição boliviana; Sarau dos Imigrantes e Salam Al Sayyed, com músicas oriundas da Palestina.

O Observatório da Gastronomia também está presente com a seleção de diversas barracas de comida de rua, celebrando a culinária estrangeira no Brasil.

Programação:
26/09
13h às 14h - Kollasuyu Maya
16h às 17:30 - Sarau dos Imigrantes
18h às 18:40 - Salam Al Sayyed

27/09
13h às 14h - Kollasuyu Maya
16h30 às 17h30 - Salam Al Sayyed + Tambor Derbak
17h45 às 19h - Sarau dos Imigrantes

Serviço
Feira de Empreendedorismo Imigrante
Data: 26 e 27 de setembro
Horário: 10h às 19h
Local: Pateo do Collegio