Dia Internacional do Idoso é comemorado com recebimento de Selo por ações em prol da longevidade

 

 

A população idosa em peso no auditório da Prefeitura de São Paulo. O dia internacional do idoso foi celebrado nesta terça, 01/10, com uma solenidade com as presenças do prefeito Bruno Covas, da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, e do secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido. O início do evento foi marcado por uma apresentação de bailarinas idosas, que contagiou o público.

Em seguida, foi anunciado o lançamento do programa de atenção à saúde “Nossos idosos”, que amplia o atendimento às pessoas mais velhas nas 465 Unidades Básicas de Saúde. Uma das metas da gestão é tornar São Paulo uma cidade amiga do idoso e Berenice Giannella destacou o caminho percorrido para conquistar esse objetivo, comentando a aprovação do edital do Fundo Municipal do Idoso (FMID), que é destinado a financiar projetos para assegurar os direitos da pessoa idosa, fortalecendo a autonomia, integração e a participação efetiva dessa população.

O relatório final da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em maio no Anhembi, foi entregue pela presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), Marly Feitosa, ao prefeito Bruno Covas. Já a conselheira da região sul, Gasparina Parussi, falou em nome dos conselheiros e, além de agradecer as políticas públicas, reivindicou mais ações, sobretudo nas periferias.

Outro ponto marcante da solenidade foi a entrega do Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso pela secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, também ao prefeito Bruno Covas. A cidade de São Paulo alcançou esta premiação por ter cumprido seis metas (criação do Conselho Municipal do Idoso; diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso; diagnóstico com os idosos no município; ações para a garantia dos direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social; cobertura vacinal de idosos; ações de saúde e prevenção de quedas para idosos). Agora o município vai em busca do Selo Intermediário e do Pleno com mais ações voltadas a essa parcela da sociedade.

Por fim, Bruno Covas assinou o decreto que oficializa o JOMI – Jogos Municipais do Idoso – como parte da agenda oficial da cidade, um ato muito esperado pelos idosos e que fez parte de uma das deliberações da Conferência no primeiro semestre. Neste dia Internacional do Idoso e dos 16 anos do Estatuto do Idoso, Covas disse que a Prefeitura comemora com trabalho e mais cuidados e atenção à população idosa. Ele pontuou que até o fim de 2020 serão R$ 400 milhões de investimentos em calçadas e anunciou também a reforma do Polo Cultural, no Cambuci.