Prefeitura leva serviços públicos ao Largo da Batata

 

 

A Prefeitura de São Paulo realizou mais de 1.300 atendimentos neste sábado (26), no Largo da Batata e no canteiro central da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros, Zona Oeste da capital, durante mais uma edição do programa Mutirão nos Bairros. A ação coordenada pela Secretaria Especial de Relações Sociais foi realizada das 9h às 15h e reuniu ações de cidadania e zeladoria.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania esteve presente com ações com orientações e informações sobre direitos humanos e orientações e recebimento de denúncias de violência e discriminação contra a população negra e indígena.

Durante o mutirão a Subprefeitura Pinheiros realizou serviços de zeladoria na região e em seus arredores como varrição manual e mecanizada, raspagem, capinação, pintura de guias e postes, instalação de papeleiras, remoção de faixas e lambe-lambes, entre outras atividades.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio das equipes do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, ofertou 485 vagas de empego (com 150 vagas específicas para trabalhar na região) em áreas como serviços e comércio.

Os empreendedores também foram atendidos pelas equipes da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, com orientações sobre a melhor forma de iniciar um negócio ou aprimorar um já existente

Quem necessitou dos atendimentos de Saúde pôde fazer o teste rápido de HIV, participar da vacinação contra febre amarela e receber orientações sobre arboviroses e animais sinantrópicos (baratas, escorpiões e pombos, e outros). O público também teve a oportunidade de aprender a plantar em pequenos espaços e fazer higienização correta dos alimentos usando hipoclorito de sódio. A tenda de saúde também ofertou indicações sobre como diminuir o sal na alimentação, saúde do idoso e sessões de auriculoterapia (espécie de acupuntura na orelha).

Quem compareceu ao mutirão também pôde participar de uma feira de troca e distribuição de livros promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do projeto “De Mão em Mão”, com exemplares à disposição da população.

A ação em Pinheiros também contou com intervenções das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Pessoa com Deficiência, Inovação e Tecnologia, além da Sabesp e da Cohab.

Sobre o mutirão

Promover ações de zeladoria e levar os serviços oferecidos nos equipamentos da administração municipal para próximo da população mais necessitada é o objetivo do programa Mutirão nos Bairros, coordenado pela Secretaria Especial de Relações Socais.