Seminário na Assembleia Legislativa aborda a importância do trabalho de formação de liderança para meninas

 

Garantir espaços para a participação das meninas nos processos de elaboração e monitoramento das políticas públicas. Com esse objetivo foi realizado nesta quinta-feira, 31/10, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o seminário Meninas pela Igualdade, organizado pelo projeto Escola de Liderança para Meninas, da Plan International.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, participou da mesa de abertura do seminário. “Acho que tem várias questões a serem ressaltadas; em primeiro lugar, a questão da mulher na sociedade e nos movimentos de garantia dos seus direitos e, em segundo lugar, quando a gente fala de mulheres, a participação das meninas, porque, às vezes, a gente fala muito da participação da violência contra a mulher e o protagonismo das mulheres e se esquece um pouco das meninas e a gente sabe que existe um alto nível de violência contra a criança – o Brasil é o quarto país em casamento infantil – e isso tudo você corrige com educação e empoderamento. Então, é superimportante que as meninas sejam preparadas para isso, para lidar com essa realidade, e preparadas também para serem líderes em sua comunidade, ajudando as pessoas e a própria comunidade a se desenvolver”, afirmou.

O evento contou com a participação de mulheres com participação importante na política e na sociedade, com vários depoimentos para as meninas que fazem parte das iniciativas da Plan International, organização atuante em mais de 60 países que luta por poder, liberdade e representação para meninas e jovens mulheres.

Outras iniciativas foram promovidas no decorrer de outubro. No dia 11, as meninas Rayane e Gabrielly, ambas de 15 anos, assumiram simbolicamente os cargos do prefeito Bruno Covas e da secretária Berenice Giannella, respectivamente. Foi uma ação do #MeninasOcupam, também da Plan International.