Mutirão nos bairros leva serviços para moradores e frequentadores dos bairros da Sé e Liberdade

 

A Praça da Liberdade, localizada no tradicional bairro de imigrantes e cultura oriental da cidade, sediou no sábado (16) a 30ª Edição do programa Mutirão nos Bairros da Prefeitura de São Paulo, que superou a marca de 134 mil atendimentos, na soma de todos os eventos promovidos até o momento.

Pelo programa, as secretarias municipais, órgãos públicos e parceiros atendem os munícipes nos locais onde residem, desde os mais distantes, na periferia, às regiões mais centrais. É uma forma de oferecer os serviços da municipalidade para um número ainda maior da população.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) participou de todas as edições e de mais essa ocasião. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Relações Sociais, e contou nessa oportunidade com as participações das seguintes pastas da Administração Municipal: Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Saúde, Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação, Inovação e Tecnologia, e Pessoas com Deficiência.

A SMDHC levou para o mutirão, os serviços da sua Coordenação de Políticas para a População Idosa, com orientações e distribuição de exemplares do Estatuto do Idoso. A Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua e a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial também participaram, assim como foram distribuídos materiais sobre outras atividades da Secretaria para atender públicos como o segmento LGBTI, mulheres, crianças e adolescentes, juventude, imigrantes; além de orientação sobre políticas sobre álcool e outras drogas, pessoas desaparecidas e educação em direitos humanos.

O mutirão também contou com serviços oferecidos pela Cohab - sobre regularização de títulos de propriedade e empreendimentos habitacionais do município - e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento – para inscrição no programa de Micro Empreendedor Individual (MEI) e orientações sobre empreendedorismo. Informações sobre vagas de trabalho regionalizadas em processos seletivos foram repassadas pelo Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.

As pessoas também puderam receber vacinas, assim como participar de iniciativas como corte de cabelo, saúde e beleza, informações sobre reciclagem de materiais e outras dicas de cuidados para saúde e dia a dia. A Subprefeitura da Sé também realizou na região serviços de zeladoria, como limpeza das ruas, poda de árvores, pintura de guias, entre outros.