13º Encontro Anual Na Mão Certa discute a prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes

 

 

A prevenção e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em pauta em uma tarde inteira de debates nesta segunda-feira (18/11), no Teatro SESI, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O evento, 13º Encontro Anual na Mão Certa, foi organizado pela Childhood Brasil – organização fundada pela Rainha Silvia da Suécia, no final do século passado.

O Programa Na Mão Certa, lançado em 2006, conta com a participação de empresas e entidades empresariais por meio da assinatura do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, um compromisso público de atuação na proteção de meninos e meninas contra a exploração sexual.

A estratégia de educação continuada de motoristas de caminhão para atuação como agentes de proteção dos direitos de crianças e adolescentes foi o ponto de partida do programa. A iniciativa evoluiu passando a trazer a causa como um valor na gestão dos negócios a partir da consolidação do Projeto Soluções & Ferramentas, uma metodologia co-criada com as empresas atuantes para o cumprimento corporativo do Pacto Empresarial.

“O evento é uma celebração da atuação intersetorial em defesa das crianças e adolescentes. Nos últimos 13 anos, trabalhamos junto a governos, empresas e sociedade para ampliar o compromisso pela atuação contra a exploração sexual nas estradas. O evento é um instrumento de mobilização para despertar a importância do olhar da sociedade para o problema e debater os desafios da prevenção”, explica Eva Dengler, gerente de Programas e Relações Empresariais da organização.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Giannella, foi uma das participantes do painel “Diferentes olhares na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes”. Berenice destacou a grande rede de enfrentamento do município e comentou ser São Paulo a primeira cidade no mundo a assinar a adesão à parceria global pelo fim da violência contra crianças e adolescentes. “É muito importante que haja denúncias em relação à exploração sexual, não só denúncias sobre o abuso. A exploração sexual é um tipo de trabalho infantil e precisa ser combatido. Não podemos nos calar”, enfatizou.

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia. O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país, pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br