Mais 30 conselheiros tutelares são escolhidos em eleição complementar

 

 

 

Os eleitores das regiões de Cidade Tiradentes I e II e Pirituba foram às urnas novamente para escolher seus representantes, que vão zelar pelos direitos da criança e do adolescente de 2020 a 2024. Em Pinheiros, Grajaú I e Grajaú II, houve votação em apenas alguns pontos onde houve problemas na eleição do dia 6 de outubro.

Foram eleitos neste 1º de dezembro mais 30 conselheiros tutelares, totalizando 260 que tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2020. São ao todo 52 Conselhos Tutelares espalhados por toda a cidade de São Paulo, cada um com cinco conselheiros titulares e seus suplentes.

Confira aqui a apuração deste domingo.

Votação
O voto para o Conselho Tutelar é facultativo e ocorreu novamente neste 1º de dezembro das 8h às 17h, em 21 pontos de regiões onde foram constatados erros materiais no dia 6/10. Os eleitores, maiores de 16 anos e regulares com a justiça eleitoral, compareceram aos locais de votação munidos de título de eleitor e RG.

Atuação dos Conselheiros Tutelares
Os conselheiros tutelares atuam conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, em parceria com as escolas, organizações sociais e serviços públicos, fazem um importante trabalho de atendimento a crianças e adolescentes, para proteção de seus direitos.

Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, ou seja, uma vez criados, não podem ser extintos e subordinados a quaisquer outros órgãos estatais. Instituídos pela Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990, foram criados junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).