SMDHC participa do Mutirão nos Bairros em Santana, Zona Norte

 

Orientações e denúncias sobre como tratar de casos de racismo, preconceito e homofobia e ouvidoria para denúncias de violação de direitos humanos. Esses foram os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania durante a 32ª Edição do Mutirão nos Bairros, na Praça do Skate, em Lauzane Paulista, Santana, Zona Norte.

A SMDHC também levou uma Unidade Móvel LGBTI para o local e o Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial da Zona Norte – Parque Edu Chaves também esteve presente para divulgar o equipamento e atender a população.

Cerca de 1.400 atendimentos foram prestados pela Prefeitura de São Paulo por diferentes secretarias municipais. Entre estes, mais de 650 vagas de emprego foram disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. A pasta também levou oficinas do Programa Elabora, para melhor preparar os candidatos para processos seletivos e formatação de currículos profissionais.

Vagas de trabalho, no total de 50 disponíveis na área de telemarketing, foram oferecidas ainda pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, especificamente para o público atendido pela pasta.

O Mutirão nos Bairros na região de Santana também contou com a participação das secretarias de Saúde, Inovação e Tecnologia, Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social, além de órgãos públicos como a AdeSampa, Sabesp e Cohab.

Na parte cultural, o Mutirão nos Bairros teve apresentação de Escola de Samba e uma inusitada participação de um grupo de folclore mexicano – mais conhecido como Mariachis, conscientizando as pessoas a como reciclar eletro-eletrônicos.

Teve ainda playground para as crianças, corte de cabelo, atendimento de massagem, distribuição de plantas e orientações de como descartar o lixo reciclável, além de ações de zeladoria, como varrição de rua, remoção de entulho e pintura de guias.

Sobre o mutirão
Coordenado pela Secretaria Especial de Relações Sociais, o programa Mutirão nos Bairros tem como objetivo promover ações de zeladoria e levar os serviços oferecidos nos equipamentos da administração municipal para próximo daqueles que mais precisam.