Prefeitura lança programa para combater abuso sexual de crianças e adolescentes nos centros esportivos

 

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), lançou nesta terça-feira (3/12), no Museu do Futebol, o Clube Amigo da Criança. O objetivo é implementar diretrizes de proteção integral à criança e ao adolescente nos centros esportivos municipais, transformando-os em espaços seguros e acolhedores, que sejam livres de exploração, negligência e violência.

A secretária municipal adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Marisa Fortunato, destacou que este projeto é inovador e ajuda a combater e prevenir a violência contra crianças e adolescentes. “Esse projeto tem como base um diagnóstico mostrando onde há mais violência. É mais uma ação da Prefeitura a favor das nossas crianças e adolescentes, vale lembrar que São Paulo foi a primeira cidade do mundo a aderir a Parceria Global pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes”.

Na primeira fase do projeto Clube Amigo da Criança, ainda em 2019, serão beneficiadas 2000 crianças e adolescentes de dez centros esportivos. Foram capacidades gestores, coordenadores de clubes e professores, num total de 210 servidores públicos. As crianças têm o direito de participar do esporte de maneira segura e ambiente agradável. Seus direitos estão consagrados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

Três certificações vão identificar o nível das políticas de proteção à criança e ao adolescente nos centros esportivos que integrarem o Clube Amigo da Criança. A cada padrão atingido, o clube obterá um selo de certificação: SELO BRONZE - Adesão ao programa e análise de cenários e avaliação de riscos; SELO PRATA - Código de Conduta e capacitação dos servidores para identificação, abordagem e encaminhamento em caso de violação; SELO OURO – Gestão de RH, comunicação visual distribuída por todo o clube e plano de monitoramento.

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Júnior, o momento é de emoção, porque o projeto contempla “direitos humanos, esporte e inclusão social”. A ex-jogadora de vôlei pela seleção brasileira, Fofão, foi escolhida como embaixadora do projeto e participou do evento. “O Clube Amigo da Criança é uma inspiração para transformar, o esporte é sempre o melhor caminho da vida”, disse. Também participaram da solenidade do lançamento a vereadora Patrícia Bezerra, o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Carlos Alberto de Souza Júnior e os representantes da Cidade Escola Aprendiz, Roberta Tasseli, e da Visão Mundial, Thiago Crucciti.