CCM de Santo Amaro recebe coworking público voltado para mulheres empreendedoras

 

A Prefeitura de São Paulo inaugurou a segunda unidade do Teia nesta quinta-feira, 12 de dezembro. O espaço colaborativo de trabalho, localizado no Centro de Cidadania da Mulher - Santo Amaro, zona sul da capital, e gerido pela Coordenação de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - foi instalado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento.

A instalação do espaço no CCM é uma parceria entre as duas secretarias municipais é voltado para as empreendedoras locais que não possuem um escritório para gerenciar os seus negócios, de forma cooperativa, troca de informações e conhecimentos.

Participaram do lançamento as secretárias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Claudia Carletto, o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano, e a subprefeita de Santo Amaro, Janaina Lopes De Martini.

“O Teia é a expressão fiel de que o trabalho em rede é a melhor solução para o empoderamento das mulheres paulistanas. Unindo trabalho, renda, empreendedorismo e atendimento às mulheres mais vulneráveis da cidade, fortalecemos as políticas públicas para este segmento que soma mais da metade da população. Estamos trabalhando sob orientação do Prefeito Bruno Covas, fortalecendo as mulheres de São Paulo”, disse a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Claudia Carletto.

“A cidade de São Paulo é uma das 50 melhores do mundo para mulheres empreenderem. Investir na formação e no apoio ao empreendedorismo feminino é fundamental para promover a geração de renda e mais igualdade no mundo corporativo”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O Teia chega para facilitar o acesso a serviços, mentorias e qualificação empreendedora das mulheres, que muitas vezes precisam se dividir entre a rotina do lar e do trabalho”, complementa.

O espaço funcionou como piloto por duas semanas, período em que recebeu também a primeira turma do Mais Mulheres, atividade oferecida pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento Econômico, que qualifica e impulsiona negócios de empreendedoras da capital. Ao todo, 24 mulheres passaram pela qualificação que ocorreu em seis encontros e receberam toda a orientação necessária para alavancar os seus negócios.

O Teia Santo Amaro funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e tem capacidade para 14 mulheres trabalharem simultaneamente utilizando seus próprios notebooks ou um dos seis computadores instalados no espaço, tudo com acesso gratuito à internet de alta velocidade. O local conta também com impressora, sala de reunião e atividades de mentorias, palestras, oficinas e estímulo à formação de rede de contatos.

O coworking está instalado estrategicamente dentro do Centro de Cidadania da Mulher - Santo Amaro – localizado na Praça Salim Farah Maluf, s/nº. O equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania oferece qualificação e formação em cidadania para que as mulheres possam se organizar e discutir seus direitos sociais, econômicos e culturais, além de propor e participar de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas de igualdade.

A equipe do Empreende Aí, entidade vencedora do edital de gestão do espaço, oferece orientações para as mulheres que desejam começar um negócio e precisam de ajuda para tirar a ideia do papel ou conhecer os trâmites administrativos.

A Prefeitura já conta com um Teia em Taipas e nesta sexta-feira , 13 de dezembro, também será inaugurado o Teia de Cidade Tiradentes. Em janeiro serão inaugurados outras duas unidades, uma no Centro e outro em Parelheiros.

“O Teia é uma rede de coworkings público que oferece tudo que o empreendedor precisa e muitas vezes não tem acesso por conta do alto custo desses espaços nas regiões mais centralizadas. O objetivo é levar para as periferias da cidade o mesmo serviço para quem deseja começar o seu negócio e não têm dinheiro para pagar por um espaço como esse”, destaca o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.