Prefeitura de São Paulo recebe Selo Intermediário Amigo do Idoso

 

 

São cerca de 1.340.000 pessoas idosas, sendo 17% em situação de vulnerabilidade (223.000) no município, de acordo com a Fundação Seade. Para melhor atender essa população, a Prefeitura de São Paulo cumpre no dia 23/01, quinta-feira, mais uma etapa de um conjunto de medidas adotadas para adquirir o Selo Amigo do Idoso ao final deste ano.

Nessa data, no auditório da Prefeitura, será realizada a cerimônia de entrega do Selo Intermediário, com o reconhecimento e a certificação por seis metas atingidas até o fim de 2019: 1) Cadastro de idosos no Cadúnico - um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes. São cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; 2) Realização de ações de saúde bucal para idosos; 3) Desenvolvimento de ações na ampliação da cobertura de idosos que têm direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada); 4) Implantar ações para garantir acessibilidade aos idosos no transporte público municipal; 5) Elaborar e adaptar o Código de Posturas Municipais às normas da ABNT e ao Desenho Universal; 6) Implantar ações focadas na prevenção, identificação e proteção da violência contra idosos.

A Prefeitura de São Paulo já havia recebido o Selo Inicial por ter constituído desde 1992 o Grande Conselho Municipal do Idoso e por realizar um diagnóstico de idosos no município e de gestão sobre as políticas e ações para a garantia dos direitos da pessoa idosa nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social, cobertura vacinal e atuação na prevenção de quedas.

Para garantir o Selo Pleno é necessário repetir um amplo diagnóstico sobre a população idosa. Outra condição seria criar o Fundo Municipal do Idoso no município administrado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, já existente e regulamentado pela cidade de São Paulo, em 2017. O Selo Amigo do Idoso foi criado pelo Decreto nº 58.047 em maio de 2012 pelo governo estadual.

Depois da entrega do Selo Intermediário, será realizado o termo de cooperação de prevenção de quedas da população idosa com o Metrô. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, e o Metrô de São Paulo vão desenvolver uma campanha de prevenção de quedas para a população idosa. Esse tipo de acidente compromete a autonomia e coloca em risco de morte milhares de pessoas idosas. Segundo o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ESLI-Brasil), o resultado de uma pesquisa com 4.174 pessoas com 60 anos ou mais indica que 25% delas já sofreram quedas. A maior parte entre mulheres a partir dos 75 anos.

Serviço:
Entrega do Selo Intermediário do Programa São Paulo Amigo do Idoso e Termo de Cooperação de Prevenção de Quedas com o Metrô
Data: 23/01 – 11h
Local: Auditório da Prefeitura de São Paulo