Jovens do Bolsa Trabalho debatem sobre questões raciais

 

 

Por meio da articulação entre as Coordenações de Juventude e de Promoção da Igualdade Racial, foi realizado nesta terça (28) um encontro para diálogo e formação sobre Igualdade Étnico-Racial, para os participantes do programa Bolsa-Trabalho.

O programa Bolsa Trabalho destaca-se pela formação tecnológica e humanitária de jovens que pretendam aperfeiçoar suas habilidades para o mercado de trabalho, cabendo à SMDHC promover formações que discutam a importância dos direitos humanos nas relações sociais.

A abertura foi realizada pela secretária executiva adjunta, Elisa Lucas Rodrigues, que ressaltou o papel determinante da juventude em nossa realidade e debateu o amplo diálogo sobre as ações afirmativas no mercado de trabalho, tendo como caso de discussão o estabelecimento de cotas raciais nas empresas brasileiras. Todos os grupos manifestaram-se favoravelmente à proposta, destacando que o Brasil ainda precisa avançar em questões referentes à participação de todas as minorias nos espaços de desenvolvimento e de poder.

Num segundo momento, houve um seminário sobre Racismo Institucional, ministrado pelo Coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Daniel Almeida. Sua fala destacou os cenários de sub-representação da população negra nas instâncias públicas de poder, em confronto à sobre-representação desta nos espaços de vulnerabilidade econômico-social.

O encontro contou com a participação de aproximadamente 80 jovens, que residem em diversas regiões da cidade de São Paulo.