Eleição em São Paulo escolhe representantes da sociedade civil para Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua

Candidatos representantes da sociedade civil, incluindo pessoas em situação de rua e organizações sociais, participam de eleição no sábado, 08/02, promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Esta é a terceira eleição com voto direto para o Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê Pop Rua). O órgão é composto paritariamente por representantes do governo municipal e sociedade civil, sendo nove titulares e nove suplentes de cada categoria.

Na eleição de 8 de fevereiro serão eleitos apenas candidatos da sociedade civil: 5 representantes titulares da população em situação de rua, 4 representantes titulares de organizações que trabalham com a temática, e seus respectivos suplentes. Os conselheiros do governo serão indicados pelas secretarias municipais.

O mandato é para o período 2020/2021, que será a quarta gestão do Comitê, criado em 2013. Na última eleição em 2018, votaram 600 pessoas.

O Comitê PopRua é um conselho participativo cujo papel principal é monitorar a política municipal para a população em situação de rua, definindo prioridades na implementação de programas e ações voltados a esse recorte populacional.

“Os conselhos municipais são a maneira pela qual a Prefeitura de São Paulo delega para a participação popular a tarefa de colaborar para a elaboração e fiscalização das políticas públicas dos municípios”, explica a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Claudia Carletto.

“Um dos maiores potenciais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é sua estrutura de participação social: cada comissão temática trabalha em diálogo permanente com um órgão específico de sua política pública. Por isso a importância de uma eleição democrática para o Comitê Pop Rua”, pontua a coordenadora de Políticas para a População em Situação de Rua, Giulia Patitucci.

Pode votar todo cidadão a partir dos 16 anos. Basta ir a um dos sete locais de votação (confira abaixo os endereços), no horário das 9h às 17h, e apresentar um documento oficial de identidade com foto. Cada eleitor vota em um candidato pessoa física e um candidato representante de organização social. A apuração dos votos está prevista para as 19h do mesmo dia.

Locais de votação

Centro
Centro Pop Santa Cecília - Rua Mauá, 36
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - Rua Líbero Badaró, 119

Norte
Centro Pop Santana - Rua Banco das Palmas, 361

Sul
Subprefeitura Santo Amaro, Praça Floriano Peixoto, 54

Leste
CREAS São Mateus – Rua Ângelo de Cândia, 964
Subprefeitura Mooca - Rua Taquari, 549

Oeste
SAS Lapa – Rua Caio Graco, 421