Bolsistas da nova turma do “Programa Bolsa Trabalho: Juventude Trabalho e Fabricação Digital” recebem as primeiras aulas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Início das aulas na última semana contou com as participações da Coordenações de Políticas para Juventude, Promoção da Igualdade Racial e Políticas sobre Drogas.

 

 

A nova turma do “Programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital” começou suas as atividades, com as primeiras aulas dadas nos dia 27, 28 e 29 de janeiro.

No dia 27, na Galeria Olido, a Coordenação de Políticas para Juventude discutiu sobre as juventudes na cidade de São Paulo. A aula contou com a participação do jovem Samuel Emílio, atuante de movimentos sociais e políticos, que abordou sobre sua trajetória e sobre a diversidade existente na cidade de São Paulo. Fernanda Coimbra, assessora da coordenação, destacou dados sobre a juventude do município e expôs as dificuldades e oportunidades dos jovens na cidade. Já Thiago Torres, aluno de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP), que ficou conhecido na internet como “Chavoso da USP” por abordar o tema da representatividade dentro da universidade pública, conversou sobre a importância de jovens da periferia ocuparem espaços de discussão no município.

No dia 28, no auditório da SMDHC, a secretária executiva adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, apresentou a Secretaria aos bolsistas. Após a introdução, o Coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Daniel Almeida, discutiu junto às(aos) jovens a importância de políticas públicas e ações afirmativas no mercado de trabalho para a população negra por meio de uma hipótese de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e apresentou um seminário sobre Racismo Institucional.

E por fim, no dia 29, também no auditório de SMDHC, a Coordenação de Políticas sobre Drogas debateu com as(os) jovens a temática de drogas, ouvindo a vivência e dúvidas dos bolsistas a cerca deste tema, além de abordarem sobre o princípio da redução de danos. Participaram da formação o coordenador de Políticas sobre Drogas, Décio Perroni, acompanhado da assessora, Fernanda Ribeiro.

Sobre o Programa Bolsa Trabalho

O Programa Bolsa Trabalho é regido pela lei 13.841, de 7 de junho de 2014, e possui 220 bolsistas em dois projetos: “Audiovisual” e “Juventude, Trabalho e Fabricação Digital”.

A turma do primeiro semestre de 2020 do Juventude, Trabalho e Fabricação Digital tem 100 alunos inscritos e iniciou as atividades em janeiro, com previsão de encerramento em julho. Ao longo do semestre os jovens recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$540,79, caso tenham cumprido ao menos 85% de presença nas aulas que são realizadas às segundas, terças e quartas das 9h às 13h.

Para participar do Programa Bolsa Trabalho é necessário ter entre 16 e 20 anos, residir no município de São Paulo, estar desempregado, pertencer a famílias cuja renda por pessoa seja equivalente ou inferior a meio salário mínimo e estar matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou ter concluído o ensino médio, inclusive profissionalizante.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é responsável pela formação dos jovens na área de cidadania e direitos humanos, com a realização de palestras, visitas a museus e centros culturais.