Imigrantes participam de oficina de contação de histórias

 

 

O Conselho Municipal de Imigrantes - CMI – está realizando hoje e amanhã a oficina de contação de histórias, ministrada pela produtora audiovisual Jarina Filmes com apoio da Organização Internacional das Migrações – OIM. O encontro tem por objetivo abordar a temática da xenofobia e as estratégias de combate e transformação, utilizando as ferramentas técnicas da contação de histórias e da linguagem audiovisual, para sensibilizar a população sobre o tema.

A programação dos dois dias desta oficina permitirá que os participantes discutam sobre a xenofobia e adquiram conhecimentos sobre técnicas de narração e estruturação dos elementos das histórias. No conteúdo das discussões estão sendo abordados temas como “Noções sobre a xenofobia e outras discriminações”, “Introdução aos conceitos de contação de histórias e educomunicação”, “Introdução e prática da linguagem audiovisual”, além de diversos exercícios sobre temas abordados.

“A Oficina de Contação de Histórias tem uma grande relevância para promover o combate a xenofobia, na qual o protagonismo da população imigrante é fundamental para gerar discussões e propor transformações desta e de outras descriminações sofridas por esta população em São Paulo. A Oficina busca estabelecer trocas de conhecimentos para construir noções comuns sobre este fenômeno, e construir coletivamente uma mensagem de sensibilização à sociedade", diz Ana Elisabeth Leon Gonzalez, da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Trabalho Decente.

Como resultado da oficina se produzirá um material audiovisual, sendo de dois a três vídeos, com duração de 3 a 5 minutos. Os vídeos documentais serão compostos a partir dos depoimentos dados pelos participantes da oficina, que falarão sobre a xenofobia.