SMDHC assina termo de cooperação técnica com o Metrô para prevenir quedas e beneficiar a pessoa idosa

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, e o Metrô assinaram nesta segunda-feira, 14/02, um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de promover ações que visem contribuir para a diminuição de acidentes relacionados a quedas, bem como sensibilizar a sociedade em geral em relação ao envelhecimento, além de combater a violência contra a pessoa idosa.

Entre as ações previstas, está o Programa Experiente Cidadão que oferecerá encontros semanais a grupo de pessoas idosas, para que elas conheçam as instalações do Metrô e participem com sugestões para aperfeiçoar os serviços oferecidos. No transcorrer de um ano, até fevereiro de 2021, serão realizadas visitas monitoradas, sensibilizações, atividades educativas e campanhas de esclarecimento sobre os cuidados no transporte metroviário para as pessoas idosas.

Os encontros semanais serão de duas horas e os interessados em participar devem entrar em contato com o Metrô, pelo telefone (11) 3179-2171, aos cuidados de Gislene Ferreira, analista responsável pelo Departamento de Relacionamento com o Usuário (visitas e treinamentos).

“Atuar na prevenção de quedas é cuidar da vida das pessoas e essa parceria vem consolidar a preocupação com a saúde e o bem estar da população idosa, uma das preocupações básicas da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e do Metrô, sempre preocupado com a questão da acessibilidade”, disse a secretária Claudia Carletto ao firmar o termo de cooperação.

Para a coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa, Sandra Gomes, “aparceira entre a SMDHC e o Metro tem o compromisso de dar visibilidade à pessoa idosa e zelar pela dignidade, conforme prevê o artigo 10 do Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003), que destaca que esta população deve estar a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.”