SMDHC recebe Secretário de Cultura e delegação do estado nigeriano de Ekiti, para o estreitamento de laços entre os países

 

 

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, recepcionou nesta sexta-feira (28), o secretário de Artes, Cultura e Turismo do estado de Ekiti, Nigéria, Rasaki Ojo Bakare e o vice secretário Ambassador Wale Ojo-Lanre em uma visita ao prédio da SMDHC.

O encontro organizado pelo Centro Cultural Africano contou com a condução da secretária executiva adjunta da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Profª Elisa Lucas Rodrigues e com a participação da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, representada pela assessora Ana Elizabeth Leon Gonzalez.

As autoridades puderam conhecer melhor a atuação da Secretaria e suas coordenações, equipamentos e as ações de defesa dos direitos das minorias e da população em situação de vulnerabilidade que reside no município de São Paulo.

“A Secretaria atua de forma transversal na elaboração e implementação de políticas públicas para a população paulistana, e quando se fala da população negra do município, torna-se ainda mais necessária a efetividade dessas políticas públicas” comentou a Profª Elisa Lucas Rodrigues.

No bate papo, o secretário de Artes, Cultura e Turismo, Rasaki Ojo Bakare disse ter ficado surpreso quando descobriu que muitos brasileiros desconhecem o patrimônio histórico e cultural do estado de Ekiti. “Quando eu tinha cinco ou seis anos de idade, aprendi na escola primária a história do Brasil e que somos países irmãos. Infelizmente o povo brasileiro desconhece a riqueza de Ekiti, e que muitos dos deuses cultuados pelas religiões de matriz africana são originários de nossa terra”, revelou.

Ao final, a delegação fez um convite para que todos os cidadãos brasileiros sintam-se abraçados pela Nigéria e visitem Ekiti, ressaltando a importância do estreitamento dos laços de fraternidade entre os países, para o desenvolvimento econômico e social de ambos.

Estado de Ekiti

Ekiti é um dos 36 estados da Nigéria e possui população de aproximadamente 3 milhões de pessoas. O estado é considerado a “casa espiritual” da população Yorubá. O polo cultural, artístico e o ecoturismo de Ekiti são as principais atrações para os visitantes.