População negra deve estar mais atenta à covid-19




A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por intermédio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, solicita atenção especial para que a população negra tome as devidas precauções em relação à Covid-19. As estatísticas da epidemia mostram claramente a associação entre doenças crônicas às quais a população negra está sujeita e a associação com a infecção por covid-19.

Entre os segmentos populacionais a população negra é identificada como um dos grupos de risco, devido a comorbidades, como a hipertensão, diabetes, doenças renais e a doença falciforme que são consideradas fatores de risco para formas graves de Covid-19.

Destaca-se entre as comorbidades a doença falciforme, de origem genética, que entre suas apresentações clínicas temos a Síndrome Torácica Aguda (STA), na qual podem estar presentes sintomas e sinais que podem simular a COVID - 19. Tosse, dor no peito, febre, falta de oxigenação e infiltrados pulmonares em pessoas com Doença Falciforme devem ser considerados no diagnóstico diferencial, e por consequência na urgência e condução do caso. Por isso, os indivíduos/famílias nessa condição devem informar o hospital, também quando apresentarem sintomas da COVID – 19”

Os sintomas de alerta da infecção para o coronavírus são: febre, tosse, dificuldade para respirar; nesses casos, procurar imediatamente os profissionais de saúde para orientação.

Confira as recomendações do médico Edmir Peralta Rollemberg, da Secretaria Municipal de Saúde:
“O coronavírus causa uma doença chamada COVID-19. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade. Sintomas: febre, problemas respiratórios, tosse, dor de garganta, congestão nasal; dores no corpo, cansaço, coriza e, eventualmente, diarreia. Na evolução para formas mais graves pode ocorrer falta de ar, dificuldade para respirar, cansaço, lábios ou dedos arroxeados."

Medidas de prevenção para toda a população:

- Cubra sempre o nariz e a boca com os braços ao tossir e ao espirrar.
- Utilize máscaras higienizadas.
- Utilize lenços descartáveis, jogue-os no lixo após o uso.
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão.
- Evite ao máximo tocar olhos, nariz e boca.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal.
- Evite aglomerações.
- Mantenha distância de 1,50 entre pessoas.