Darko Hunter e o dia das Crianças Desaparecidas

 

 

Darko Hunter (hunter é caçador em inglês) faz um trabalho minucioso de localização de pessoas desaparecidas na SMDHC. Como segunda (hoje), 25 de maio, é o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, batemos um papo com ele sobre a importância da data, as orientações para os pais e responsáveis e a atuação da Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos neste tempo de pandemia.

1) Darko, qual a importância do dia da Criança Desaparecida?

Esta data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre todas as questões relacionadas com o desaparecimento de crianças e adolescentes. É uma homenagem ao caso de Etan Patz, um menino de 6 anos que desapareceu (e nunca foi localizado) nas ruas de Nova Iorque, enquanto voltava da escola, em 25 de maio de 1979.

Desde então, aos poucos a conscientização e políticas públicas na temática de Desaparecimento vêm tomando forma. O Desaparecimento não escolhe cor, credo e classe social.

2) O número de crianças desaparecidas é grande?

No Brasil, estima-se que 50 mil crianças e adolescentes desaparecem por ano. Felizmente, em 80% dos casos, eles voltam para suas casas.

3) Quais as orientações que devem ser feitas para evitar o desaparecimento de crianças?

1. Desde cedo, ensine à criança o nome próprio e o nome completo do pai e da mãe.

2. Tire o RG (Registro de Identidade Civil) da criança o quanto antes.

3. Oriente a criança a não dar informações a estranhos.

4. Oriente a criança a não receber doces, balas e brinquedos de desconhecidos.

5. Garanta que a criança esteja sempre acompanhada de alguém de confiança da família.

6. Converse sempre com seus filhos.

7. Procure conhecer as pessoas que convivem com seu filho e participar ativamente dos eventos dele, como aqueles ocorridos em escolas e aniversários.

8. Não autorize seu filho a brincar na rua sem a supervisão de um adulto conhecido.

9. Faça com que as pessoas, que necessitam de atenção especial e vivem sob sua responsabilidade, tenham sempre consigo seus dados de identificação no bolso ou gravado em uma medalha, pulseiras ou acessórios eletrônicos com gps.

10. Fique atento em como seus filhos utilizam computadores com acesso à internet.

4) Como está a atuação da Divisão de Desaparecidos durante a pandemia?

Continuamos recebendo casos de pessoas desaparecidas, de localização familiar e óbitos. O que notamos é o aumento de busca por familiares e solicitações de unidades hospitalares para localização familiar. A Divisão está à disposição de todas as unidades hospitalares que possuam pacientes desacompanhados que necessite a busca de familiares.