Educação em Direitos Humanos – Sensibilizando para o amanhã

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio de seu Departamento de Educação em Direitos Humanos, inicia dois processos formativos de sensibilização para servidores públicos municipais.

O primeiro deles voltado para a “Introdução aos Direitos Humanos” e o segundo com o foco na população LGBTI+, com o título: "Desvendando o Arco Íris – Mitos e Realidade".

E por que o termo sensibilização? Quando falamos em educação em direitos humanos, estamos falando em SENSIBILIZAR as pessoas para as questões relativas à dignidade da pessoa humana, por exemplo. Sensibilizar é comover, tornar sensível, é a disseminação do conhecimento buscando informar e esclarecer sobre os problemas cotidianos e reais aos quais segmentos socialmente vulneráveis estão sujeitos, suas possíveis soluções e com isso torná-las participativas, exercendo uma cidadania plena.

A sensibilização é uma ferramenta para a mudança de comportamento, o despertar para os problemas sociais e a exclusão de pessoas com a negação de seus direitos.

Assim, a educação em direitos humanos não conscientiza, uma vez que o processo de conscientização é intrínseco a cada um. A educação em direitos humanos sensibiliza, buscando transformar atitudes.

Para se inscrever basta clicar em:

- Introdução aos Direitos Humanos
https://forms.gle/7G7UMUT9pJD4Xzzo8

- Desvendando o Arco Íris
https://forms.gle/kD6A1YeSLAXnyBENA

Inscrições até 10 de agosto!