Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania com políticas voltadas à população idosa

 

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) informa que São Paulo possui cerca de 1,7 milhão de pessoas idosas que residem e usufruem diariamente dos serviços da cidade. Para atender as essas pessoas, foram criadas 615 vagas no Polo Cultural da Terceira Idade em 2019. O equipamento voltado à população idosa está com suas atividades suspensas temporariamente por causa da pandemia, mas mantém contato com usuários de todas as regiões da cidade por meio do serviço “WhatsApp Solidário”.

Para não se sentirem só no período de isolamento social, o “WhatsApp Solidário” inclui mais de 200 pessoas do Polo, do Grande Conselho Municipal do Idoso e do programa “Espaço Longevidade”. O objetivo é reunir orientações sobre prevenção ao coronavírus, dicas de bem-estar e qualidade de vida mediante vídeos temáticos a além de jogos on-line, filmes, yoga, teatro, aulas de dança entre outras alternativas.

A SMDHC também mantém o Blog InterATIVIDADE, um espaço de interlocução de atividades oferecidas pela Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa e desenvolveu em parceria com a startup ISGAME o aplicativo Cérebro Ativo, um programa de aulas on-line. A ferramenta incentiva raciocínio lógico, criatividade, planejamento, concentração e socialização de pessoas idosas, público ainda mais vulnerável devido ao isolamento. O público desenvolve seus próprios jogos de videogame, desenvolvendo aspectos cognitivos e físicos de forma leve e divertida. Cerca de 40% dos usuários do Polo participam das atividades.

Além disso, em parceria com o HCOR e a UNINOVE, houve uma ação multisetorial para combater a propagação da Covid-19 dentro das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Por meio de plataforma online, os funcionários das ILPIs receberam dos profissionais de geriatria, enfermagem e fisioterapia do HCOR treinamentos e orientações sobre a COVID-19, como uso adequado de EPIs e higienização correta dos espaços. 604 estudantes do último ano de enfermagem da UNINOVE deram orientações sobre cuidados paliativos para a manutenção da saúde dos residentes, funcionários e familiares por meio de tele-enfermagem. Mais de 1.500 idosos foram beneficiados com os resultados da capacitação.

LINHA EMERGENCIAL - FMID

Ainda na área do combate à pandemia do novo coronavírus, o conselho gestor do FMID (Fundo Municipal do Idoso) aprovou a criação de uma Linha Emergencial Covid-19 temporária, voltada ao apoio financeiro das ILPIS.

SELO PLENO CIDADE AMIGA DO IDOSO

O município de São Paulo conquistou no mês de outubro o Selo Amigo do Idoso, que é entregue pelo governo estadual às cidades que garantem instrumentos de amplo processo de mobilização promovendo o desenvolvimento do seu território amigável e valorizando a pessoa idosa, visando à garantia e à defesa dos seus direitos. Para garantir o Selo Pleno, além do fato de já ter criado o Fundo Municipal do Idoso - administrado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - foi realizado em 2020 um amplo diagnóstico sobre a população idosa.

O Selo Amigo do Idoso foi lançado no Decreto nº 58.047 em maio de 2012 e é reconhecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do estado.