Nota de pesar - Oriana Jara Maculet

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo recebeu com consternação a notícia da morte da socióloga chilena Oriana Jara Maculet no dia de ontem, 2 de dezembro.

Nascida em Valparaiso, em 1948, Oriana vivia em São Paulo desde 1980. Batalhadora incansável na luta pelos direitos da população imigrante no Brasil, sua atuação como ativista a tornou uma referência internacional em direitos humanos.

Oriana foi fundadora da organização Presença da América Latina - PAL e conselheira eleita na atual gestão do Conselho Municipal de Imigrantes. Além de socióloga era formada em biblioteconomia e psicologia social.

Precursora de uma longa trajetória na luta por uma sociedade mais justa e pela defesa dos direitos das populações imigrantes na cidade, Oriana deixa um legado de resistência e o exemplo de caminhos a serem trilhados, parte deles presentes na elaboração e implementação da Política Municipal para População Imigrante, conquista que se entrelaça com sua história de vida.

Esteve na Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes (2013), no Comitê Intersetorial da Política Municipal para População Imigrante (2015) e na 2ª Conferência (2019).

A SMDHC lamenta o falecimento de Oriana e celebra seu legado prestando condolências aos amigos e familiares.