Casa da Mulher Brasileira recebe a cerimônia de encerramento do Projeto Beleza na Luz

O projeto foi realizado em parceria entre o TJM e o Governo Britânico com o apoio da Prefeitura de São Paulo

A Casa da Mulher Brasileira (CMB) recebeu nesta quarta-feira, 16, a cerimônia de encerramento do “Projeto Beleza na Luz”, uma frente de ação de empoderamento de mulheres vítimas de violência do The Justice Movement (TJM), movimento de justiça social internacional que atua no Brasil desde 2012, essa em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Consulado-geral do Reino Unido em São Paulo.

A cerimônia de hoje teve a presença da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, o secretário municipal de Relações Internacionais, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes, a presidente do The Justice Movement, Letícia Stables e a cônsul britânica, Lisa Weedon. O evento encerrou um eixo de workshops de capacitação profissional e suporte social, psicológico, educativo e jurídico de mulheres em situação de vulnerabilidade e risco na região da Luz para a promoção de oportunidades, formação, protagonismo e desenvolvimento social, pessoal e econômico, com geração de renda, informação e segurança às mulheres.

Abrindo a cerimônia, a presidente do The Justice Movement, Letícia Stables, emocionada compartilhou algumas reflexões e celebrou a finalização de mais uma edição dos workshops Beleza na Luz.

“Nós temos um apreço enorme e muita esperança também pela mensagem seguida da prática que o Beleza na Luz carrega. E nós estamos muito felizes pela completude de mais edição dos Workshops, que é o que nós celebramos hoje aqui à tarde.”

Neste ano, o “Beleza na Luz” trabalhou em quatro eixos de ação, entre eles: 1) Banco de dados - Criação de banco de dados sobre aspectos políticos, sociais e econômicos da região; 2- Pesquisa de perfil - Sobre aspectos de saúde e qualidade de vida das mulheres em vulnerabilidade na região; 3- Grupos de apoio - Suporte e mentoria às mulheres em vulnerabilidade; 4- Workshops de capacitação - formação técnica e desenvolvimento pessoal de mulheres vítimas de violência.

A cônsul britânica, Lisa Weedon, falou um pouco do orgulho de ser parceira do projeto.

“Estou muito orgulhosa de estarmos apoiando esse projeto e essas meninas talentosas. Ficamos muito honrados pela possibilidade de financiar esse projeto em especial, que luta pelo empoderamento da mulher.”

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, Claudia Carletto, falou da importância de parceiras e projetos como este.

“Quero parabenizar e agradecer essas parcerias tão importantes como essa do Consulado Britânico, pra que a gente consiga avançar nas políticas públicas e sociais aqui na cidade de São Paulo.”

A secretária de Direitos Humanos ainda ressaltou um aviso importante para as beneficiárias do projeto.

“Quero dizer pra vocês, formandas, que é um longo caminho até o empoderamento feminino. Essa capacitação que foi ofertada pra vocês por meio da Consulado e do The Justice Movement é muito importante no enfrentamento e no combate da violência contra as mulheres.

Como parte da cerimônia de finalização do projeto foi oferecido pela Repartição consular um brunch no intervalo entre as palestras, bem como a entrega dos certificados de conclusão do curso de 36h com as sete mulheres que realizaram o programa neste semestre.