Nota de Pesar - Valeria Rodrigues

 

 

Nota de Pesar

A Coordenação de Políticas para LGBTI+, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, lamenta profundamente o falecimento de Valeria Rodrigues no último sábado (13), vítima da Covid-19, ao mesmo tempo em que se solidariza com familiares e amigues.

Valeria, mulher trans, 40 anos, fundadora do Instituto Nice, entidade que luta pelos direitos das pessoas trans, foi uma das alunas beneficiárias do programa Transcidadania, fortalecendo, a partir de então, sua militância na luta por equidade das pessoas trans.

Atualmente Valeria Rodrigues fazia parte das articulações do Mapeamento Trans, primeiro estudo da Prefeitura de São Paulo voltada a está população.

Nossa comunidade LGBT perdeu uma líder, uma pessoa que lutou para que as vozes de travestis, mulheres transexuais e homens trans fossem ouvidas, sempre aguerrida na busca por políticas públicas inclusivas.

Por fim, expressamos nossos sinceros votos de profundo sentimento a todes da comunidade LGBTI+, reforçando que a história de Valeria nos serve de modelo e exemplo para construção de uma sociedade mais inclusiva e pautada na preservação dos direitos humanos e cidadania.