Mulheres que inspiram – a vida de uma empreendedora social

 

 

Gratidão e resiliência são as palavras que guiam a empreendedora social Verônica Machado. Para ela, funcionam como uma bússola. Com 51 anos e sendo uma mulher preta, periférica e com deficiência, Verônica trabalha principalmente com jovens e mulheres impactando positivamente suas vidas por meio da ONG Mensageiros da Esperança.

São mais de 2.000 seguidores no Instagram. A instituição tem 22 anos de existência e sede na Brasilândia, zona norte da capital. Oferece diversas oficinas e cursos, fomentando o empreendedorismo, a sustentabilidade, capacitações profissionais, a arte, cultura e desenvolvimento integral.

“É meu propósito de vida fazer a diferença no mundo, não vim a passeio. Sou apaixonada por gente e melhorar a vida delas”, afirma. Apesar das conquistas, ela sabe que o caminho é longo para quem é discriminado historicamente. “Eu vejo como as mulheres negras são maltratadas, mortas, renegadas. Mas temos uma grandiosidade, uma altivez de alma. É importante se valorizar, estudar, adquirir conhecimento, mas principalmente se aceitar, se amar e trabalhar. Não só pelo dinheiro, mas para se libertar e ter uma educação emocional e independência financeira’, complementa.

Verônica gosta muito também de viajar, ler e estar com os filhos – uma moça de 24 anos e um adolescente de 14. Ela se define como uma pessoa de valores simples e deixa um recado especial para as mulheres neste mês de março: “Se fortaleçam na prática do que acreditam ser o bem, para vocês e para o mundo. Tenham muita, mas muita vontade de crescer e orgulho do que já são. Assim se supera todas as dificuldades.”