3ª Edição do Mapeamento de Cursos de Português para Imigrantes apresenta 17 iniciativas disponíveis em diferentes cidades

Aulas são oferecidas pela sociedade civil e por instituições educacionais, disponibilizados nos formatos online e presencial

Realizada pela Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da cidade de São Paulo, a 3ª Edição do projeto Mapeamento de Cursos de Português para Imigrantes coletou informações de 17 iniciativas oferecidas para esta população em diferentes municípios. Disponíveis nos formatos presencial e online, as aulas são oferecidas por instituições educacionais e pela sociedade civil.

Com o objetivo de sistematizar as informações sobre os cursos e promover o acesso à informação pelas comunidades imigrantes, o projeto é realizado desde 2015. Em 2021, o período de inscrições das iniciativas para o mapeamento ocorreu entre os meses de janeiro e março e coletou, de maneira coletiva e pública, informações das ações realizadas pela sociedade civil e instituições educacionais. Para informações mais detalhadas sobre as metodologias dos cursos e sobre o processo de coleta das informações, acesse aqui o Relatório do Mapeamento.

A SMDHC, por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, compreende que a língua portuguesa é um dos principais instrumentos de acolhimento da população imigrante, possibilitando a inclusão e vida social, a criação e manutenção de relações comunitárias. Além disso, a familiaridade com a língua constitui um caminho para a promoção da cidadania e a garantia no acesso à serviços públicos por parte desta população. Com isso, o mapeamento busca fortalecer as iniciativas oferecidas e promover os direitos da população imigrante na cidade de São Paulo.