Dia do Imigrante: Cidade de São Paulo é referência no acolhimento de pessoas vindas de outros países

Conheça as políticas públicas pioneiras adotadas pelo município no atendimento de imigrantes, como aulas de português pelo programa Portas Abertas, tradução de cartilha de vacinação contra covid-19 para quatro idiomas e a implementação do Conselho Municipal do Imigrante

São Paulo, 25 de junho de 2021 - Hoje é o Dia do Imigrante, data instituída pela Assembleia Legislativa de São Paulo para celebrar a importância destas pessoas que tanto contribuem para o desenvolvimento da capital paulista. Segundo a ONU, a imigração é responsável pelo deslocamento de 281 milhões de indivíduos em todo o mundo, e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e sua Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, é referência no atendimento desta população ao implementar um conjunto de políticas públicas de vanguarda.

O município é pioneiro ao aprovar a Política Municipal para População Imigrante (Lei Municipal 16.478/2016), que em 7 de julho completa cinco anos, fruto de um processo envolvendo o poder público e a sociedade civil. Além disso, a cidade também se consolida na vanguarda no acolhimento desta população com o Plano Municipal de Políticas para Imigrantes (2021-2024), aprovado no segundo semestre de 2020, que é um instrumento de implantação de políticas públicas para imigrantes.

Segundo estudos disponibilizados pelo Observatório de Migrações, o município tem uma população imigrante composta por 367.043 pessoas em situação migratória regular. A maior parte deste grupo populacional é composto por bolivianos (99.993 pessoas), seguidos por chineses (26.039), haitianos (20.042) e peruanos (17.097), entre outras nacionalidades. A maioria desta população é composta por homens (60,3%).

Além disso, São Paulo foi o primeiro município do país a criar o Conselho Municipal de Imigrantes (CMI), composto paritariamente por representantes eleitos diretamente pelas comunidades e integrantes do poder público municipal. O CMI é a única instância pública a nível municipal que permite que migrantes possam votar e ser votados, elegendo seus representantes para dialogar com o poder público em prol dos direitos dos imigrantes no município.

Posse dos novos representantes

Para marcar o Dia do Imigrante, acontece hoje, às 18h, a cerimônia de posse dos(as) novos(as) conselheiros(as) do CMI para o biênio 2021/2023. O evento acontece de forma presencial no Museu do Futebol, mas sem público devido as restrições da pandemia, com transmissão virtual nos canais de Facebook e YouTube da SMDHC e participação do grupo artístico Sarau dos Migrantes. A primeira eleição do CMI aconteceu em 2018.

Além do CMI, a participação democrática desta população também ocorre no município por meio de Conferências Municipais de Imigrantes. São Paulo já promoveu duas delas, a primeira em 2013, que resultou na implantação da Política Municipal para a População Imigrante, e a segunda, em 2019, quando foi elaborado o 1º Plano Municipal de Políticas para Imigrantes, composto por 80 ações a serem executadas entre os anos 2021 e 2024.

O 1º PMPI contou com o apoio técnico de duas agências do sistema ONU, o Alto Comissariado das Nações Unidades para Refugiados (ACNUR) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Portas Abertas: Português para imigrantes

Oferecendo curso de português gratuito, contínuo e permanente para imigrantes na Rede Municipal de Ensino, o programa Portas Abertas: Português para Imigrantes busca garantir os direitos para esta população da cidade de São Paulo. Com inscrições abertas para 2021, o projeto tem como objetivo assegurar o acesso de imigrantes aos serviços públicos, estudos e à convivência e inclusão nas relações comunitárias, além de ampliar a possibilidade de reivindicação de seus direitos.

O programa retorna este ano em formato expandido, após interromper as aulas em 2020 devido à pandemia do coronavírus. Agora, além de acontecer nos formatos online e presencial, o curso também tem material didático específico para os três níveis de ensino oferecidos (básico, intermediário e avançado). Para fazer a inscrição, o imigrante deve se dirigir a uma das nove escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) que ministram as aulas.

Criado em 2017, o Portas Abertas: Português para Imigrantes é uma iniciativa da SMDHC e da Secretaria Municipal de Educação (SME) e já atendeu mais de 2 mil alunos. O programa obteve reconhecimento no exterior, sendo destacado em publicações como o Catálogo de Políticas Públicas Inclusivas da UNESCO (2019) e indicado como boa prática do Relatório "Migration Governance Indicators - MGI", da Organização Internacional para Imigrações (OIM) e da Unidade de Inteligência da The Economist.

Cartilha de Vacinação

A SMDHC, em parceria com o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) e o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), publicaram o material informativo "Imigrantes tem direito a vacinação" nos idiomas inglês, espanhol, francês e creole. Baseado na cartilha "Saiba mais sobre as vacinas contra a Covid-19", elaborada pelo Hospital Sírio-Libanês, que também é parceiro da ação, o material tem o objetivo de informar e esclarecer as principais dúvidas da população e reafirmar o direito que toda a população imigrante tem de se vacinar.

Atendimento para Imigrantes

O Centro de Referência e Atendimento de Imigrantes (CRAI) é a porta de entrada para o imigrante em São Paulo. No equipamento da SMDHC, a pessoa que ingressa ou reside na cidade recebe orientação multilíngue por uma equipe de recepção composta também por imigrantes e serviços do município ou oferecidos por parceiros. Entre os serviços prestados, estão a orientação para regularização imigratória e sobre direitos sociais, além de apoio jurídico, assistência social e psicológico.

O CRAI permaneceu aberto durante todo o período da pandemia, no entendimento de que equipamentos de direitos humanos são serviços essenciais à municipalidade. São oferecidas orientações sobre acesso à serviços e direitos, regularização migratória e atendimento social. No início da pandemia, a equipe do CRAI foi ampliada e foram realizados mais de 4 mil atendimentos neste período.

Inaugurado em novembro de 2014, o CRAI é um equipamento público municipal de referência na atenção especializada à população imigrante da cidade de São Paulo, independentemente de sua situação migratória e documental. Desde a sua fundação, o Centro realizou 40.575 atendimentos, e, em 2021, o equipamento já prestou 1.527 atendimentos, dos quais 50% foram atendimentos iniciais.

Serviços úteis

CRAI - Centro de Referência e Atendimento a Imigrantes (em razão do estado de emergência da pandemia, o atendimento presencial está sendo feito por agendamento)
Atendimento a imigrantes em trânsito ou residentes na cidade de São Paulo
Agendamento por:
• Telefone: +55 (11) 2361-3780 / +55 (11) 2361-5069
• E-mail: crai@sefras.org.br
Endereço: Rua Major Diogo, 834, Bela Vista
Telefone: +55 (11) 2361-3780 / +55 (11) 2361-5069
E-mail: crai@sefras.org.br

Centros de Acolhida

A Prefeitura de São Paulo mantém Centros de Acolhida para imigrantes com capacidade atual de atendimento para 572 vagas. O serviço é feito pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Veja aqui a localização dos Centros de Acolhida.

Portas Abertas: Português para Imigrantes

Em decorrência do estado de emergência, as aulas do programa em 2021 foram retomadas nos formatos presenciais e online. A inscrição pode ser feita na unidade escolar mais próxima da residência.

Unidades escolares

CENTRO

CIEJA PAULO EMÍLIO VANZOLINI (CIEJA CAMBUCI)
Endereço: R. Cesário Ramalho, 111 - Cambuci
Telefone: (11) 3208-7820
E-mail: ciejacambuci@prefeitura.sp.gov.br

ZONA NORTE

EMEF VEREADOR ANTONIO SAMPAIO
Endereço: R. Voluntários da Pátria, 733 - Santana
Telefone: (11) 2221-4615
E-mail: emefmasampaio@sme.prefeitura.sp.gov.br

EMEF HENRIQUE, INFANTE D.
Endereço: R. Comendador Nestor Pereira, 285 - Canindé
Telefone: (11) 3313-1988
E-mail: emefhenrique@sme.prefeitura.sp.gov.br

EMEI JOSÉ ROBSON DA COSTA (BOMBEIRO)
Endereço: R. Monsenhor Paulo Fernandes de Barros, S/N - Jardim Cachoeira
Telefone: (11) 3983-5772
E-mail: emeijrcaraujo@sme.prefeitura.sp.gov.br

ZONA LESTE

CEU EMEF JAMBEIRO
Endereço: Av. José Pinheiro Borges, 60 - Jardim Helena
Telefone: (11) 2960-2034
E-mail: emefceujambeiro@prefeitura.sp.gov.br

CEU EMEF ÁGUA AZUL
Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 1300 - Cidade Tiradentes
Telefone: (11) 33963545 / (11)33963547
E-mail: ceuemefaguaazul@sme.prefeitura.sp.gov.br

EMEF ARTHUR AZEVEDO
Endereço: Parque Butuí, S/N - Tatuapé
Telefone: (11) 2295-4096
E-mail: emefatazevedo@sme.prefeitura.sp.gov.br

ZONA SUL

EMEF DES. PAULO COLOMBO PEREIRA DE QUEIROZ
Endereço: Rua Doutor Abelardo da Cunha Lobo, 348 - Parque Arariba
Telefone: (11) 5512-0557
E-mail: emefpcpqueiroz@sme.prefeitura.sp.gov.br

ZONA OESTE

EMEF DESEMBARGADOR ARTHUR WHITAKER
Endereço: R. André Saraiva, 860 - Vila Sônia
Telefone: (11) 37425772
E-mail: emefwhitaker@prefeitura.sp.gov.br

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da SMDHC
E-mail: smdhcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: +55 (11) 2833-4160/4174/4175/4176 ou 4210