Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nelson Mandela 2021

Serão premiadas três inciativas de organizações que promovem os direitos da população negra e dos demais grupos étnico-raciais na cidade de São Paulo

Destacando as iniciativas realizadas por organizações comprometidas com os direitos da população negra e dos demais grupos étnico-raciais no município de São Paulo, estão abertas as inscrições para a edição 2021 do Prêmio Nelson Mandela. A ação é realizada pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). As interessadas poderão se candidatar até o dia 11 de outubro.

O Prêmio é aberto à participação de associações, fundações, organizações não governamentais, núcleos religiosos ou artísticos, com atuação e sediados no município de São Paulo há mais de um ano. A luta de Nelson Mandela em prol da promoção da igualdade racial contra a segregação imposta pelo então regime sul-africano serviu de inspiração para a criação da premiação.

"Um dos maiores símbolos de luta contra discriminação racial é Nelson Mandela. Por isso, nada mais justo que a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por intermédio da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, tenha um prêmio em seu nome", afirma Elisa Lucas Rodrigues, Secretária Executiva Adjunta de Promoção da Igualdade Racial, da SMDHC.

As propostas inscritas serão analisadas pela comissão julgadora do Prêmio - composta por personalidades indicadas em listas tríplices pelas entidades vinculadas ao tema -, que irá selecionar três iniciativas inéditas em benefício da comunidade negra, povos indígenas e comunidades tradicionais da cidade de São Paulo. Os projetos devem ter sido desenvolvidos no período de até 4 anos antes da premiação.

As organizações interessadas devem inscrever suas iniciativas pelo e-mail smdhccpir@prefeitura.sp.gov.br, citando como título “Proposta – Edital de Chamamento Público nº CPB/012/2021”. São vedadas as inscrições de iniciativas que já receberam prêmios desenvolvidos pela administração municipal. Este ano, a entrega do troféu aos projetos vencedores está prevista para o mês de novembro.

Clique aqui para mais informações sobre o edital de inscrição.

A vida de Nelson Mandela

Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 e morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade. Recebeu em vida 250 prêmios e condecorações, entre os quais o Nobel, a Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA e a Ordem de Lenin da ex-União Soviética.

Mandela ou Madiba, como era conhecido amorosamente pelo povo sul-africano, foi o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul e ativista de direitos humanos responsável pelo fim do regime do Apartheid. Sentenciado à prisão perpétua, negou-se a abandonar as suas convicções para deixar a prisão. Foi solto em fevereiro de 1990, após 27 anos de cárcere, em razão da pressão de uma campanha internacional por sua libertação. Saiu ainda mais forte e, quatro anos depois, em maio de 1994, iniciou o mandato como presidente eleito, cargo que exerceu até junho de 1999.