Prefeitura de São Paulo celebra mês da Visibilidade Lésbica com calendário de lives

Temas como saúde, envelhecer, gêneros e identidades fazem parte da programação; primeira conversa acontece no dia 25 de agosto, às 18h

Em agosto são celebradas duas importantes datas na luta por direitos das mulheres lésbicas, que o marcam como o mês da Visibilidade Lésbica. Buscando aumentar a conscientização ao mesmo tempo que reforça a importância do tema, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da sua Coordenação de Políticas para LGBTI (CPLGBTI), oferece uma programação de lives para relembrar estas datas.

Todas as lives acontecem às 18h, nos canais de Facebook e YouTube da CPLGBTI, e serão abordados temas como saúde e o envelhecer das mulheres lésbicas, além de uma conversa sobre gêneros e identidades.

Marcos da luta por direitos das lésbicas

A primeira data que marca agosto como o mês da visibilidade lésbica é o Dia Nacional do Orgulho Lésbico (19/08). A data marca um importante episódio na luta por direitos desta população ocorrido em 1983, quando ativistas do Grupo Ação Lésbica Feminista (Galf), lideradas por Rosely Roth, uma das pioneiras deste movimento, ocuparam o estabelecimento Ferro's Bar para protestar contra discriminações que vivenciavam no local.

Além desta data, em 29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Visibilidade Lésbica. O dia foi estabelecido no país por ativistas lésbicas brasileiras e dedicada à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), ocorrido em 1996.

Veja abaixo a programação completa:

Dia 25/08, às 18h – Tema: A Saúde da Mulher Lésbica
Mediação: Tânia Regina Correa de Souza
Colaboradoras:
Dra. Ana Amorim
Dra. Érika Mendonça

Dia 30/08, às 18h – Tema: Mulheres Lésbicas e o Envelhecer
Mediação: Heloísa Gama Alves
Colaboradoras:
Cláudia Regina Garcia
Laura Bacellar

Dia 03/09, às 18h – Tema: Gêneros e Identidades
Mediação: Fe Maidel
Colaboradoras:
Márcia Rocha
Mari Valentim