Dia Mundial contra a Aids mobiliza o centro de São Paulo com ações de conscientização

A +Dias – Aids + Liberdade teve a Coordenação de Políticas LGBTI da SMDHC que participou da iniciativa com suas unidades móveis e distribuição de materiais informativos; ocasião em que foram aplicados testes de Covid e de sorologias diversas, entre outras iniciativas

Uma mega ação de conscientização e prevenção sobre a Aids foi promovida no dia 1º de dezembro, tendo a Coordenação de Políticas LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) como uma das organizadoras. A +Dias -Aids +Liberdade foi realizada no Dia Mundial de Luta contra a Aids, das 11h às 18h, nas regiões do Largo do Arouche, Praça Ramos de Azevedo e Praça da República, na região central de São Paulo, com a participação da Coordenação Municipal de IST/HIV/Aids, Grupo pela Vidda, Instituto Barong, Cruz Vermelha de São Paulo, Unicamp e Revista da Turma da Mônica.

Foram aplicados 133 testes de Covid, pelo Grupo Pela Vidda, 278 testes de sorologia diversos pelo Instituto Barong, 600 kits com produtos Prudence, folders educativos entregues pela Cruz Vermelha de São Paulo e pela Bike Itinerante da Miriam pela Vidda.

Revistinhas da Mônica traziam enredos sobre crianças vivendo com a Aids ensinando os pais a como derrotar o preconceito. Foram distribuídos 600 exemplares da publicação, revisada pelo Grupo pela Vidda e pela Coordenação Municipal de IST/HIV/Aids e Secretaria da Saúde. A impressão que foi patrocinada pelos produtos Prudence/ DK teve um total de 4.300 exemplares, além da edição em arquivo PDF.

As quatro unidades móveis LGBTI, dos Centros de Cidadania LGBTI+ das regiões Norte, Sul, Centro e Oeste, participaram da operação, oferecendo serviços de atendimento psicológico e distribuição de materiais informativos diversos.

A +Dias – Aids + Liberdade incluiu a promoção de uma Live sobre políticas públicas LGBT de São Paulo no espaço do Pride Bank e uma projeção de fotos que se estendeu por três dias de duração, em três pontos de grande visibilidade, com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e SMDHC. A iniciativa mereceu ampla divulgação por rede de TV, mídias digitais e redes sociais.