Programa Bolsa Trabalho forma nova turma de participantes

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo, desenvolvida por três secretarias, oferece a jovens de baixa renda a oportunidade de receber aulas de direitos humanos e cidadania, empregabilidade e tecnologia

 

Nesta quarta-feira (15/12), em evento realizado no FAB LAB CEU Heliópolis, aconteceu a formatura da turma do segundo semestre de 2021 do Programa Bolsa Trabalho. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo, que é gerida por três secretarias municipais, oferece um curso de formação para jovens de 16 a 20 anos que estejam desempregados e em situação de vulnerabilidade, nos temas de fabricação digital, empreendedorismo, mercado de trabalho, direitos humanos e cidadania.

A turma, com um total de 94 formandos, teve aulas três vezes por semana em equipamentos municipais, e os alunos desenvolveram um projeto de impacto social como trabalho de conclusão do curso. A formatura contou com a presença de 13 jovens, representando cada uma das unidades dos FAB LABS em que tiveram aulas, que receberam o certificado em nome dos colegas que concluíram o período.

 

 

O formato da cerimônia, com número reduzido de bolsistas, foi pensado para evitar aglomerações. Apresentado por Ramirez Lopes, coordenador da Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o evento também contou com a presença de Humberto Silva, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Armando De Almeida Pinto Júnior, secretário adjunto de Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), e Roberto Rocha, gestor do CEU Heliópolis.

“O Bolsa Trabalho oferece aos jovens-potência a oportunidade de capacitação técnica para o mercado 4.0, que podem ajudá-los no seu processo de inserção produtiva”, afirmou Ramirez Lopes. “Além desta importante capacitação, o programa tem um enfoque muito forte no processo de fomento a cidadania e reconhecimento dos direitos das juventudes por parte de seus participantes, facilitando assim seus processos de emancipação”, concluiu.

 

 

“Este é um rito de passagem, que simboliza toda a garra, determinação e emprenho que vocês tiverem durante este período”, falou Roberto Rocha aos jovens. “É possível ver nos olhos de cada um de vocês a alegria dessa conquista, que com certeza necessitou de muito empenho e determinação”, disse.

“Quando uma pessoa é persistente, perseverante, quando vai até o final, ela vai conquistar muito mais coisas na vida. Gostaria de parabenizar vocês por não desistirem em nenhum momento”, disse Armando de Almeida. “A bolsa oferecida pelo programa é fundamental para que vocês possam ter a tranquilidade de ir atrás do trabalho, a tranquilidade de continuar os estudos, e não desistir”, afirmou.

Além de receber o certificado de conclusão, que auxiliará na inserção no mercado de trabalho, ao longo dos seis meses do curso os jovens receberam também uma bolsa auxílio no valor de R$ 569,25, para cobrir custos como pacote de internet e também para que pudessem se dedicarem integralmente ao programa.

A cerimônia ainda contou com uma fala de Igor Carmo de Souza, jovem escolhido como representante da turma do segundo semestre de 2021 do Programa Bolsa Trabalho. O evento se encerrou com uma visita guiada pelo FAB LAB CEU Heliópolis.

Como se inscrever no Bolsa Trabalho

Todos os anos, 216 jovens divididos em duas turmas semestrais são formados pelo programa Bolsa Trabalho, que é desenvolvido pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC); Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET); e Inovação e Tecnologia (SMIT).

Para participar, é necessário ter entre 16 e 20 anos; residir na cidade de São Paulo há no mínimo dois anos; estar matriculado na escola ou ter concluído o ensino médio; não possuir vínculo empregatício há pelo menos seis meses e sem receber seguro-desemprego; e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo.

FAB LAB Livre SP

A Prefeitura de São Paulo detém uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo - o programa FabLab Livre SP. Inspirados na filosofia da cultura makerou “faça você mesmo”, os 13 laboratórios oferecem espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos.

Os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos. Clique aqui e conheça mais sobre a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital.