Nota de pesar pelo assassinato de Marcelo Caraballo

Marcelo Caraballo, migrante venezuelano de 21 anos, segundo noticiado, morava junto com seus quatro filhos, esposa, irmão, sogra e avó da esposa em um imóvel na cidade de Mauá. No último dia 03/02/2022, ele foi assassinado brutalmente pelo locador do imóvel devido a uma dívida de aluguel de cem reais.

Mais um caso que estarrece as comunidades imigrantes em todo o território e que, somado ao do migrante Moïse Mugenyi Kabagambe, assassinado no último dia 24/01/2022 no Rio de Janeiro, evidência a violência sofrida pelas comunidades imigrantes, por meio da xenofobia, racismo, precarização do acesso à direitos e outras formas de violência, chegando na sua forma mais cruel, o silenciamento de vidas migrantes.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo (SMDHC), por meio de sua Coordenação de Políticas para Imigrante, estende mais uma vez seu pesar para a família e entes queridos de mais um imigrante vitimado pela violência imposta à essa população e compartilha das demandas por justiça, assim como pela construção de políticas públicas de acolhimento e inclusão social para imigrantes.