Operação Baixas Temperaturas: Secretaria distribui refeições e bebidas quentes em tendas espalhadas em dez pontos da capital

Desde 17 de maio, a pasta vem participando da campanha de acolhimento a pessoas em situação de rua durante as noites e madrugadas frias

A Operação Baixas Temperaturas continua prestando apoio à população em situação de Rua desde o dia 17 de maio, quando foi registrada uma acentuada queda nas temperaturas. A Secretaria de Direitos Humanos Cidadania SMDHC, participa da ação conjunta da Prefeitura de São Paulo oferecendo alimentos quentes e água nas tendas espalhadas em dez pontos da capital paulista.

Desde 17/05, nestes espaços a população recebeu 14.006 tigelas de Sopão, 10.468 copos de chocolates quentes e 1.049 de chás, todos quentes e servidos em recipientes descartáveis apropriados. Além dos alimentos que ajudam a melhorar o conforto térmico também foram distribuídas 8.052 garrafas de água em temperatura própria para o consumo.

As dez tendas encontram-se nos seguintes pontos:
1. Guaianases: Praça Presidente Getúlio Vargas, Zona Leste;
2. Itaquera: Rua Gilberto Gomes da Mota, no 3409, Zona Leste;
3. Santana: Praça Heróis da FEB, Zona Norte;
4. Vila Maria: Praça Novo Mundo, Zona Norte;
5. Santo Amaro: Praça Floriano Peixoto, Zona Sul;
6. Capela do Socorro: Rua Q.Ta de São Francisco, 12, CEP 04836-010
7. Lapa: Praça Miguel Dell’Erba, Zona Leste;
8. Sé: Praça da Sé, Centro;
9. Santa Cecília: Praça Marechal Deodoro, Centro; e
10. Brás: Praça Padre Bento, Centro.
A permanência das tendas será avaliada conforme monitoramento realizado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Nestes espaços além dos alimentos quentes e da água, são oferecidos por outros órgãos da prefeitura cobertores, vacinas contra COVID-19 e Influenza, e encaminhamentos aos Centros de Acolhida. Há ainda duas ambulâncias para cada tenda na Praça da Sé.