Educadores refletem sobre práticas antirracistas em IV Congresso de Educação para as Relações Étnico-Raciais

Evento reuniu mais de 400 participantes para discussões sobre racismo estrutural, xenofobia e cultura dos povos originários

Mais de 400 educadores participaram do IV Congresso de Educação para as Relações Étnico-Raciais “Por uma Educação Transgressora – Práticas Antirracistas e Não Xenofóbicas” nesta terça (24) e quarta-feira (25), em São Paulo. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Educação para as Relações Étnico Raciais (NEER).

O secretário municipal da Educação, Fernando Padula, e a secretária executiva da Igualdade Racial, da Secretaria de Direitos Humanos, Elisa Lucas Rodrigues, estiveram na abertura do congresso. No primeiro dia, na terça-feira, participaram 200 profissionais de educação que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, já na quarta-feira, foi a vez dos demais profissionais, que atuam no Ensino Fundamental II, Médio e EJA.

Secretária executiva de Promoção da Igualdade Racial da SMDHC, Elisa Lucas Rodrigues durante fala na abertura do evento.

Durante o encontro foram realizadas palestras e discussões com o objetivo de refletir sobre práticas antirracistas e não xenofóbicas, abordar a história e cultura dos povos originários e repertoriar os educadores por meio de apresentações culturais com manifestações indígenas, africanas, afro-brasileiras e de migrantes.

Também foram abordados temas como racismo estrutural, práticas pedagógicas antirracistas e orientações pedagógicas para povos indígenas e migrantes.

O NEER é o núcleo da SME responsável por pensar ações formativas e construir materiais curriculares, que contribuam para práticas inclusivas, antirracistas e que tenham a equidade como premissa básica para o trabalho dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Ainda promove seminários, congressos, simpósios, cursos, palestras, encontros, grupo de trabalho, para a promoção de igualdade racial, inclusão e valorização da diversidade dos povos indígenas e migrantes.