Seminário internacional debate o tráfico de pessoas no Brasil

O evento reuniu representantes do governo federal, da Prefeitura de São Paulo e da sociedade civil para debater e encontrar soluções para um tema de suma importância para a defesa dos direitos humanos

O Seminário Internacional sobre Tráfico de Pessoas no Campo dos Direitos Humanos, realizado durante todo o dia desta sexta-feira, 17, no Auditório da Biblioteca Monteiro Lobato.

O evento reúne representantes do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, da Prefeitura de São Paulo, da Associação da Parada do Orgulho LGBT+, representantes do Conselho Municipal, Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Municipais de Políticas Publicas para a População LGBT, para debater e encontrar soluções para um tema de suma importância para o país.

Em pleno Século XXI, o tráfico de pessoas no Brasil inclui a exploração sexual de mulheres e população trans e LGBT, crianças e adolescentes e coloca sob risco a situação dos direitos humanos no país.

Pela manhã, o seminário teve início com a mesa de abertura seguida da palestra O Tráfico de Pessoas no Brasil: o que é o tráfico? Principais rotas; populações mais vulneráveis ao tráfico: estratégias brasileiras de enfrentamento.

Na parte da tarde, painéis temáticos abordam temas como a experiência na Prefeitura de combate a tráfico; o tráfico de mulheres no Brasil e de crianças e adolescentes. O seminário prossegue até às 17h30 de hoje com uma apresentação artística.

Programação

Data: 17 de junho de 2022
Local: Auditório da Biblioteca Monteiro Lobato
Rua Gen. Jardim, 485 - Vila Buarque, São Paulo

Manhã

08h20- Mesa de Abertura
1. Representante da Secretaria MMFDH, Representante da Prefeitura de São Paulo, Associação da Parada LGBT, Representante do Conselho, Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para População LGBT.

2. Palestra de abertura: O Tráfico de pessoas no Brasil: O que é o tráfico? Principais rotas; populações mais vulneráveis ao tráfico; e estratégias brasileiras de enfretamento.

11h10- 2.7 Debate
11h30- Apresentação Artística
Intervalo

Tarde

13h30- 3 Grupos Temáticos

GT1- O tráfico de pessoas LGBT: a realidade no Brasil
A experiência na Prefeitura de São Paulo;
Associação de Travestis e Transexuais- Astral (Beth Fernandes);
Casarão Brasil - Associação LGBTI (Rogério Oliveira)

GT2- O tráfico de mulheres no Brasil (coordenadora: Luiza Brunet)

GT3 – O tráfico de crianças e adolescentes (Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes

16h00- 4.1 Ministério da Saúde- Secretaria de Vigilância em Saúde e Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Marcus Vinícius Barbosa Peixinho);

16h30- 4.2 Ministério da Justiça e Segurança Pública- (Dr°. Valdson Rabelo- Coordenador-Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes)

17h00- Encaminhamentos

17h30- Encerramento com apresentação artística